Conhecimentos Sensattos você encontra aqui
Se algum dia você sentiu um incômodo e precisou procurar um profissional da área da saúde ou um local de referência para tratar o problema, a primeira coisa que fez foi pedir indicação a uma pessoa de confiança. Entretanto, com o poder das tecnologias, muitas indicações perderam espaço para as ferramentas digitais.
Atualmente, antes de agendar uma consulta com um determinado especialista, muitas pessoas realizam uma pesquisa nas redes sociais para saber mais sobre o profissional ou até mesmo analisar a forma como ele trabalha e divulga seu serviço.
Com o mundo cada vez mais conectado, o marketing digital é um grande aliado para conquistar novos pacientes e fidelizar os antigos. Contudo, um único deslize no meio digital pode abalar a credibilidade dos especialistas da área da saúde. Dessa forma, é importante tomar alguns cuidados.
Continue a leitura e confira 5 dicas para não bater de frente com as diretrizes éticas.
Engana-se o especialista da área da saúde que pensa que divulgar o seu trabalho é apenas criar uma conta em uma rede social e começar as postagens sobre seu serviço. Para iniciar essa prática, é preciso estar atento às recomendações do seu conselho sobre a divulgação de material publicitário na internet.
Pensando nisso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº 1.974/11, que contém o Manual de Publicidade Médica. Nesse documento, o órgão afirma que está proibido o uso de fotos que comprovam o resultado de tratamentos, mesmo com a autorização do paciente. Mas não só fotos de “antes e depois” são proibidas: até mesmo tipos de expressões, tais como “o melhor” e “resultado garantido”, são proibidas pelo CFM. Já o Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a Resolução nº 196/2019, que permite a divulgação de selfie e de imagens relativas ao diagnóstico e ao final do tratamento, desde que o paciente tenha autorizado através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Mas, assim como na resolução do CFM, é proibido o uso de expressões sensacionalistas e de autopromoção.
Por isso, é de extrema importância que o profissional fique atento às normas para que não seja punido por desrespeitar as resoluções de seu conselho de classe.
Atualmente, é muito comum que pacientes pesquisem sintomas de uma doença na internet. Boa parte das pessoas já esteve com a ferramenta de pesquisa aberta para descrever o que estava sentindo, e o primeiro resultado que leu foi algo negativo.
A dica para alcançar novos pacientes e se destacar no marketing digital é produzir conteúdos relevantes e estratégicos, tanto no blog quanto nas redes sociais. É importante estabelecer um calendário de datas e até mesmo responder, nas redes sociais, dúvidas frequentes que podem surgir nos consultórios. Em relação ao tema, confira os 5 passos para otimizar o conteúdo do seu blog.
De acordo com João Pedrosa, gerente de marketing do Hospital Lifecenter, é preciso ter atenção às imagens e ao título. Para ele, essas são as principais estratégias para atrair um paciente e conseguir prender a pessoa em seu conteúdo.
“Hoje em dia as pessoas estão muito mais atentas ao visual. Então você ter uma imagem que chama atenção com um bom título, sem sombra de dúvidas, é a principal estratégia. A imagem e o texto são fundamentais para conseguirmos captar a atenção do nosso leitor”, ressalta João Pedrosa.
O conteúdo precisa ser informativo e trazer dados corretos. Além disso, é preciso salientar a todo momento a importância de procurar o seu médico e nunca se automedicar. Segundo a Dra. Mariana Rossette, médica ginecologista e obstetra e coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), é importante esclarecer que o texto é apenas de caráter informativo e não substitui a consulta. “Precisamos tomar muito cuidado para não estimular o paciente a procurar o autotratamento, a automedicação pode acarretar riscos para a saúde. É preciso deixar claro que se trata de um conteúdo de caráter informativo”, diz.
Outra forma de crescer no meio digital é estar atento ao monitoramento do site e das redes sociais e observar o que os usuários estão comentando sobre o seu perfil. É de extrema importância interagir com eles e respondê-los da melhor forma possível, colocando-se à disposição para sanar dúvidas e solucionar problemas.
A tecnologia proporcionou a facilidade de pesquisar e se informar sobre temas de diversas áreas. Entretanto, por mais que a internet te dê caminhos para escrever textos publicitários sobre variados assuntos, não é possível afirmar que a informação encontrada em buscas na web seja 100% verídica. Portanto, é importante que o profissional que deseja realizar determinada postagem procure a validação de um especialista da área (se não for sobre sua área direta de atuação) para conferir a veracidade da informação.
Para isso, é indicado ter domínio dos assuntos a serem publicados para certificar-se de sua correção e coerência. Como dissemos anteriormente, um deslize nas redes pode colocar em xeque a credibilidade do especialista.
A Dra. Mariana Rossette pontua que uma dica fundamental para que o especialista não erre na hora de realizar a publicação é estar atento às atualizações sobre o assunto. Pesquisar em locais confiáveis é fundamental, como conselhos de classe e revistas científicas. “Recomendo sempre conferir a última atualização sobre o tema para não postar nada ultrapassado ou incorreto. Ter como diferencial uma informação de boa qualidade, fidedigna e respeitando todos os preceitos do Código de Ética Médica é muito importante. Além disso, não faça marketing a qualquer preço para ganhar seguidores e pacientes”, enfatiza.
Você já se perguntou por que, ao sair de uma consulta, nunca escutou um “volte sempre”, como ocorre na maioria dos estabelecimentos? Isso acontece porque o profissional da área da saúde não deseja soar agressivo com o paciente e seus acompanhantes, isto é, não deseja que uma pessoa fique doente e tenha que retornar.
Para João Pedrosa, o marketing na área da saúde vai além de publicação e engajamento nas redes sociais; ele começa pela experiência do paciente e de seu acompanhante desde a busca pelo local. “É preciso trabalhar a jornada do cliente, desde quando ele procura o hospital até a saída. Depois que ele deixou o estabelecimento, qual a relação dele com a empresa, como está o dia a dia deste paciente? Isso também é importante, não é só a propaganda em si. Não existe propaganda melhor do que a indicação”, destaca.
Ainda segundo Pedrosa, a segurança do paciente e de seu acompanhante está se tornando um diferencial na hora de tomar a decisão sobre qual profissional ou instituição a pessoa vai escolher. Por isso, é importante investir em protocolos sanitários. “A pandemia aflorou isso, as pessoas querem estar em um local onde se sentem seguras, um lugar que cumpra as regras de distanciamento, higienização. Vai ficar como uma tendência para o futuro, as pessoas vão escolher os produtos, as empresas que elas consomem também pela segurança que essa empresa oferece. Percebo que isso já tem feito parte da tomada de decisão. Segurança do consumidor, segurança do cliente”, diz. É por essa razão que instituições de saúde, como o Hospital Lifecenter, investem em auditorias constantes, tanto internas como externas, para aferir a qualidade percebida e a segurança proporcionada.
Por mais que existam resoluções publicadas por conselhos que proíbem a divulgação de determinadas imagens, é importante usar o bom senso na hora de escolher as fotografias que serão publicadas.
Dessa forma, deve ser evitado o conteúdo visual que contém cortes, sangue e outros materiais sensíveis que são habituais para o profissional da saúde, mas chocantes para quem não é da área. Ao publicar esse tipo de imagem, ao invés de atrair um novo paciente ou até mesmo fidelizar um antigo, você pode acabar afastando o usuário e perder o engajamento nas redes.
Leia este artigo que lista 4 motivos para começar a investir na sua presença digital. E se precisar de auxílio para começar nessa jornada digital de maneira coerente e segura, entre em contato conosco.
Obrigado por assinar nossa Newsletter.
Desculpe, houve um erro ao enviar a mensagem.
Tente novamente mais tarde.
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso website. Para saber mais, acesse a página Privacidade.