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Assessoria de imprensa como aliada das estratégias digitais

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Pensar uma assessoria de imprensa para além das mídias tradicionais é, hoje, um dos principais desafios dos profissionais de comunicação que se deparam com as demandas de um mundo cada vez mais digital.

 

E, assim como diversos trabalhos advindos da antiga comunicação, a assessoria de imprensa também vem se adaptando, reinventando-se ao mundo on-line e, por isso, exigindo um constante aprimoramento da técnica, tornando-se, assim, uma forte aliada para marcas que desejam crescer na Web.

 

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como transformar a tradicional assessoria de imprensa em uma aliada nas suas estratégias de marketing digital, neste artigo você entenderá como ela pode fortalecer seus resultados.

Objetivos de uma assessoria de imprensa

 

Quando falamos da tradicional assessoria de imprensa, em seu formato comumente conhecido, estamos nos referindo a um trabalho de comunicação que visa fortalecer a imagem de uma marca perante os canais de informação, ou seja, a imprensa.

 

Assim, o profissional de comunicação que executa tarefas de assessoria é, geralmente, responsável por sugerir e elaborar pautas e ações que coloquem a marca como destaque frente aos canais de comunicação, além de atuar fortemente em gestão de crises de imagem.

 

Com uma boa assessoria, sua marca pode diminuir, inclusive, altos custos com publicidade, mídia, eventos, ações etc. Isso porque esse trabalho objetiva, sobretudo, posicionar positivamente e da forma mais orgânica possível a sua marca perante os canais de comunicação.

 

No ambiente digital esse trabalho não é muito diferente. O objetivo da assessoria continua o mesmo, porém, com aplicações práticas mais específicas e adaptadas às dinâmicas da Web.

 

Mas, afinal, como aliar uma assessoria ao marketing digital? Entenda nos tópicos a seguir.

Assessoria de imprensa + marketing digital: entenda

 

A partir dos objetivos que explicamos acima, é possível analisar alguns pontos que levam a assessoria de imprensa a se apresentar como uma aliada no fortalecimento de estratégias de marketing digital para sua empresa.

 

Afinal, quando uma marca conta com o trabalho de uma boa assessoria, ela conquista, consecutivamente, um relacionamento positivo com diversos canais de comunicação, e isso faz com que sua imagem seja vista como relevante perante a mídia.

 

Esse é o resultado-chave dessa combinação: por meio de um bom relacionamento com a imprensa, é possível gerar backlinks pertinentes para as páginas on-line, otimizando, assim, o ranqueamento orgânico e a relevância digital de uma URL, como no caso de um site.

 

E as vantagens não param por aí. Listamos mais 4 resultados efetivos que poderão ser alcançados por meio de um trabalho de assessoria de imprensa aliado a estratégias de marketing digital.

4 resultados orgânicos de uma assessoria aliada ao marketing digital

 

Além dos backlinks, é possível atingir outros resultados pertinentes através da combinação dessas duas estratégias. Abaixo você confere 4 resultados que poderão ser efetivamente alcançados com esse trabalho conjunto.


1- Torne seu produto/serviço uma notícia

 

Faz parte do trabalho de marketing digital apresentar, aos consumidores on-line, os diferenciais de um produto ou serviço em comparação aos principais concorrentes. Mas como fazer isso?

 

Ao executar uma comunicação on-line aliada à assessoria de imprensa, seu produto/serviço passa a ser cada vez mais visto pelos canais de comunicação, que tendem a apresentar seus diferenciais em formato de informação para suas audiências.

 

Afinal de contas, esse é um dos trabalhos de uma assessoria: transformar os diferenciais do negócio em notícias tangíveis que são convertidas em resultados reais, principalmente a partir da construção de um bom relacionamento com a imprensa.

 

Esse resultado, além de fortalecer a imagem da marca e também agregar maior efetividade a seus objetivos de marketing digital, leva a imagem da sua marca a um maior número de pessoas, ampliando, assim, seu público on-line.

2- Melhore o posicionamento orgânico do site

 

Como já pontuamos neste texto, ao construir um bom relacionamento com a imprensa, uma marca conquista backlinks relevantes que ajudam a otimizar o ranqueamento orgânico do site da empresa.

 

Afinal, SEO não é só sobre técnicas de otimização, mas também sobre construção de imagem e relevância na Web, um resultado que faz parte, de forma significativa, do trabalho de assessoria de imprensa.

 

Sobre os backlinks: quando uma página adquire autoridade e relevância na Web, comumente é indicada, através de links estratégicos, em páginas internas de empresas e canais de comunicação. Um backlink posicionado em canais que possuem alto volume de acesso levam, de forma totalmente orgânica, a um alto número de visitantes à página da marca. Por isso, o trabalho conjunto de assessoria e marketing digital traz resultados bem definidos para esse fim.

3- Esteja pronto para um gerenciamento de crise

 

Em um mundo cada vez mais digital, ter uma comunicação on-line bem planejada é primordial, principalmente para garantir uma gestão eficaz de crise de imagem. Na assessoria de imprensa, esse é um dos principais trabalhos a serem executados em termos de estratégia, desde seu formato mais tradicional ao mais adaptado ao ambiente on-line.

 

E, quando se trata de uma comunicação on-line, a assessoria atua juntamente ao marketing digital no fortalecimento de ações que gerenciam a imagem de uma empresa perante a imprensa e demais canais de comunicação, contornando possíveis crises.

4- Mostre a sua marca para um maior número de pessoas

 

A regra é simples: quanto mais relevante sua marca se torna, quanto mais ela é vista como uma autoridade em seu mercado de atuação, e quanto mais visibilidade ganha por parte da imprensa, maiores são as chances de ela alcançar uma audiência cada vez mais extensa e engajada.

 

Isso acontece porque, aliando assessoria de imprensa às suas estratégias de marketing digital, a marca poderá atingir resultados orgânicos no ambiente digital que, além de fortalecerem toda a parte de branding, também reforçarão o valor e a referência da marca diante da mídia e de todo o mercado consumidor.


Conheça as soluções da Lusis em assessoria de imprensa

 

Se você deseja implementar uma assessoria de imprensa aliada a estratégias de marketing digital no seu negócio, entre em contato com a gente e conte com as soluções de uma agência parceira, com profundo conhecimento em assessoria, comunicação e estratégia digital.

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Se algum dia você sentiu um incômodo e precisou procurar um profissional da área da saúde ou um local de referência para tratar o problema, a primeira coisa que fez foi pedir indicação a uma pessoa de confiança. Entretanto, com o poder das tecnologias, muitas indicações perderam espaço para as ferramentas digitais. Atualmente, antes de agendar uma consulta com um determinado especialista, muitas pessoas realizam uma pesquisa nas redes sociais para saber mais sobre o profissional ou até mesmo analisar a forma como ele trabalha e divulga seu serviço. Com o mundo cada vez mais conectado, o marketing digital é um grande aliado para conquistar novos pacientes e fidelizar os antigos. Contudo, um único deslize no meio digital pode abalar a credibilidade dos especialistas da área da saúde. Dessa forma, é importante tomar alguns cuidados. Continue a leitura e confira 5 dicas para não bater de frente com as diretrizes éticas. 1- Não poste fotos de pacientes para comprovar resultados Engana-se o especialista da área da saúde que pensa que divulgar o seu trabalho é apenas criar uma conta em uma rede social e começar as postagens sobre seu serviço. Para iniciar essa prática, é preciso estar atento às recomendações do seu conselho sobre a divulgação de material publicitário na internet. Pensando nisso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº 1.974/11 , que contém o Manual de Publicidade Médica . Nesse documento, o órgão afirma que está proibido o uso de fotos que comprovam o resultado de tratamentos, mesmo com a autorização do paciente. Mas não só fotos de “antes e depois” são proibidas: até mesmo tipos de expressões, tais como “o melhor” e “resultado garantido”, são proibidas pelo CFM. Já o Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a Resolução nº 196/2019 , que permite a divulgação de selfie e de imagens relativas ao diagnóstico e ao final do tratamento, desde que o paciente tenha autorizado através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Mas, assim como na resolução do CFM, é proibido o uso de expressões sensacionalistas e de autopromoção. Por isso, é de extrema importância que o profissional fique atento às normas para que não seja punido por desrespeitar as resoluções de seu conselho de classe. 2- Invista em conteúdos relevantes e monitore Atualmente, é muito comum que pacientes pesquisem sintomas de uma doença na internet. Boa parte das pessoas já esteve com a ferramenta de pesquisa aberta para descrever o que estava sentindo, e o primeiro resultado que leu foi algo negativo. A dica para alcançar novos pacientes e se destacar no marketing digital é produzir conteúdos relevantes e estratégicos, tanto no blog quanto nas redes sociais. É importante estabelecer um calendário de datas e até mesmo responder, nas redes sociais, dúvidas frequentes que podem surgir nos consultórios. Em relação ao tema, confira os 5 passos para otimizar o conteúdo do seu blog . De acordo com João Pedrosa, gerente de marketing do Hospital Lifecenter, é preciso ter atenção às imagens e ao título. Para ele, essas são as principais estratégias para atrair um paciente e conseguir prender a pessoa em seu conteúdo. “Hoje em dia as pessoas estão muito mais atentas ao visual. Então você ter uma imagem que chama atenção com um bom título, sem sombra de dúvidas, é a principal estratégia. A imagem e o texto são fundamentais para conseguirmos captar a atenção do nosso leitor”, ressalta João Pedrosa. O conteúdo precisa ser informativo e trazer dados corretos. Além disso, é preciso salientar a todo momento a importância de procurar o seu médico e nunca se automedicar. Segundo a Dra. Mariana Rossette, médica ginecologista e obstetra e coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), é importante esclarecer que o texto é apenas de caráter informativo e não substitui a consulta. “Precisamos tomar muito cuidado para não estimular o paciente a procurar o autotratamento, a automedicação pode acarretar riscos para a saúde. É preciso deixar claro que se trata de um conteúdo de caráter informativo”, diz. Outra forma de crescer no meio digital é estar atento ao monitoramento do site e das redes sociais e observar o que os usuários estão comentando sobre o seu perfil. É de extrema importância interagir com eles e respondê-los da melhor forma possível, colocando-se à disposição para sanar dúvidas e solucionar problemas. 3- Trabalhe apenas com informações validadas A tecnologia proporcionou a facilidade de pesquisar e se informar sobre temas de diversas áreas. Entretanto, por mais que a internet te dê caminhos para escrever textos publicitários sobre variados assuntos, não é possível afirmar que a informação encontrada em buscas na web seja 100% verídica. Portanto, é importante que o profissional que deseja realizar determinada postagem procure a validação de um especialista da área (se não for sobre sua área direta de atuação) para conferir a veracidade da informação. Para isso, é indicado ter domínio dos assuntos a serem publicados para certificar-se de sua correção e coerência. Como dissemos anteriormente, um deslize nas redes pode colocar em xeque a credibilidade do especialista. A Dra. Mariana Rossette pontua que uma dica fundamental para que o especialista não erre na hora de realizar a publicação é estar atento às atualizações sobre o assunto. Pesquisar em locais confiáveis é fundamental, como conselhos de classe e revistas científicas. “Recomendo sempre conferir a última atualização sobre o tema para não postar nada ultrapassado ou incorreto. Ter como diferencial uma informação de boa qualidade, fidedigna e respeitando todos os preceitos do Código de Ética Médica é muito importante. Além disso, não faça marketing a qualquer preço para ganhar seguidores e pacientes”, enfatiza. 4- Preze pela boa experiência do paciente Você já se perguntou por que, ao sair de uma consulta, nunca escutou um “volte sempre”, como ocorre na maioria dos estabelecimentos? Isso acontece porque o profissional da área da saúde não deseja soar agressivo com o paciente e seus acompanhantes, isto é, não deseja que uma pessoa fique doente e tenha que retornar. Para João Pedrosa, o marketing na área da saúde vai além de publicação e engajamento nas redes sociais; ele começa pela experiência do paciente e de seu acompanhante desde a busca pelo local. “É preciso trabalhar a jornada do cliente, desde quando ele procura o hospital até a saída. Depois que ele deixou o estabelecimento, qual a relação dele com a empresa, como está o dia a dia deste paciente? Isso também é importante, não é só a propaganda em si. Não existe propaganda melhor do que a indicação”, destaca. Ainda segundo Pedrosa, a segurança do paciente e de seu acompanhante está se tornando um diferencial na hora de tomar a decisão sobre qual profissional ou instituição a pessoa vai escolher. Por isso, é importante investir em protocolos sanitários. “A pandemia aflorou isso, as pessoas querem estar em um local onde se sentem seguras, um lugar que cumpra as regras de distanciamento, higienização. Vai ficar como uma tendência para o futuro, as pessoas vão escolher os produtos, as empresas que elas consomem também pela segurança que essa empresa oferece. Percebo que isso já tem feito parte da tomada de decisão. Segurança do consumidor, segurança do cliente”, diz. É por essa razão que instituições de saúde, como o Hospital Lifecenter, investem em auditorias constantes, tanto internas como externas, para aferir a qualidade percebida e a segurança proporcionada. 5. Não se esqueça do bom senso Por mais que existam resoluções publicadas por conselhos que proíbem a divulgação de determinadas imagens, é importante usar o bom senso na hora de escolher as fotografias que serão publicadas. Dessa forma, deve ser evitado o conteúdo visual que contém cortes, sangue e outros materiais sensíveis que são habituais para o profissional da saúde, mas chocantes para quem não é da área. Ao publicar esse tipo de imagem, ao invés de atrair um novo paciente ou até mesmo fidelizar um antigo, você pode acabar afastando o usuário e perder o engajamento nas redes. Leia este artigo que lista 4 motivos para começar a investir na sua presença digital. E se precisar de auxílio para começar nessa jornada digital de maneira coerente e segura, entre em contato conosco.
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