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Em um mercado global e on-line cada vez mais competitivo, é comum que empresas de diversos setores e portes se deparem com o desafio de gerir o relacionamento com seus clientes no ambiente digital.
Afinal, as marcas precisam se adaptar ao novo comportamento do consumidor on-line, que exige respostas e interações cada vez mais rápidas e eficientes.
Por isso, estar atento a esse cenário é importante, sobretudo quando se fala em gestão de processos de vendas digitais.
Para isso existe o CRM, um sistema que permite que a sua empresa planeje e organize toda a jornada de um cliente e/ou leads de forma otimizada, personalizada e com foco na sua estratégia de venda e pós-venda.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura.
CRM (Customer Relationship Management) em português significa gestão de relacionamento com cliente. Na prática, consiste em um software que realiza a gestão do processo de relacionamento com o cliente e venda digital.
Por ele, é possível armazenar, com segurança, dados de leads e ainda cuidar do processamento de todas as informações da jornada do cliente. Com isso, possibilita-se a realização de ações de relacionamento eficientes e personalizadas para cada consumidor da sua marca.
Através desse sistema, pode-se registrar, por exemplo, informações do contato de um cliente com um vendedor de uma organização/empresa, realizando a gestão do processo de vendas com forte apoio tecnológico na gestão de dados.
Além disso, o sistema oferece feedbacks com análises e relatórios diversificados, viabilizando o aprimoramento contínuo da sua estratégia de relacionamento com os clientes.
Hoje, existem vários sistemas CRM disponíveis no mercado que, em geral, guardam os dados da sua empresa em uma nuvem com certificações que garantem a segurança da sua informação.
Se a sua empresa investe fortemente em presença digital, o CRM é primordial para uma gestão eficaz do relacionamento da marca com o consumidor on-line, funcionando como um verdadeiro aliado na automação de marketing.
Com ele, sua empresa pode garantir maior satisfação e manutenção de potenciais clientes de curto e longo prazo.
Além disso, o sistema auxilia, de forma contundente, o processo de venda e pós-venda, oportunizando novos negócios e fidelizando clientes.
Afinal, pelo software é possível personalizar interações desde o momento que um lead demonstra algum tipo de interesse pelo seu produto e/ou serviço, atuando em toda a jornada de compra.
Vale ressaltar uma vantagem importante para o seu time de vendas: após a obtenção dos dados relevantes dos potenciais clientes, no próximo contato o vendedor terá o histórico das informações trocadas no contato anterior, facilitando, assim, o processo de venda e relacionamento.
Como já dito acima, além de reunir todas as informações de leads em um só lugar e criar um banco de dados personalizado e otimizado, o CRM também possibilita, através de sua tecnologia, que a sua empresa construa um relacionamento personalizado com os clientes.
Mas as vantagens não param por aí! Listamos os 4 principais indicativos para você começar a investir nesse sistema hoje mesmo.
O foco da adoção de uma estratégia e implantação de um sistema de CRM deve ser sempre o de melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar sua satisfação.
Pelo CRM, isso acontece quando o serviço sabe a melhor hora para dar feedbacks ao cliente e dispõe de todas as informações que precisa para ser assertivo.
Além disso, usando um sistema de CRM, você não só pode evitar a perda de dados do cliente, mas também evitar que o investimento na obtenção desses dados seja desperdiçado por falta de ação decisiva.
O monitoramento permite alertas e armazenamento de opções ativas relacionadas a diferentes perfis. Com isso, o resultado é uma taxa de retenção mais positiva para o seu negócio.
Segundo pesquisas do IDC a respeito do Retorno sobre o Investimento (ROI) em CRM, mais da metade das empresas que investem nesse sistema passam a registrar taxas de retorno entre 50% e 500%. Grande parte desse sucesso se deve ao aumento da produtividade da equipe e das melhorias nos processos de automação.
O ticket médio representa o valor médio gasto pela empresa por um cliente em cada compra.
Essa é uma métrica valiosa e que pode não apenas avaliar o progresso das vendas, mas também ser usada para estabelecer a perspectiva de aumento de lucro ao longo do tempo.
O CRM ajuda nessa métrica, pois essas informações ficam registradas no próprio sistema, podendo ajudar seus vendedores a melhorar a estratégia de cada cliente, mantendo ou até mesmo aumentando esse valor a cada nova interação.
Resumindo: a medida que o ticket médio dos clientes aumenta, consequentemente suas vendas também têm um acréscimo.
O processo de planejamento do sistema e sua implantação exige a participação de todas as áreas da empresa, afinal, todos precisam entender quais dados devem ser inseridos na plataforma.
Desse modo, todos podem entender melhor a estratégia e os objetivos da empresa, o que torna a equipe mais conectada com os objetivos do negócio. Isso permite que trabalhem melhor, com informações centralizadas e personalizadas, evitando, inclusive, erros no processo.
Fizemos uma seleção dos melhores CRMs disponíveis hoje para você avaliar e começar a investir.
Para escolher o melhor para a gestão da sua empresa, lembre-se de avaliar:
Agora que você entendeu por que investir nesse sistema é importante, chegou a hora de implementá-lo efetivamente na gestão da sua empresa. Para isso, conte com os serviços da Lusis.
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