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CRM: o que é e porque a sua empresa precisa de um?

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Em um mercado global e on-line cada vez mais competitivo, é comum que empresas de diversos setores e portes se deparem com o desafio de gerir o relacionamento com seus clientes no ambiente digital.

 

Afinal, as marcas precisam se adaptar ao novo comportamento do consumidor on-line, que exige respostas e interações cada vez mais rápidas e eficientes.

 

Por isso, estar atento a esse cenário é importante, sobretudo quando se fala em gestão de processos de vendas digitais.

 

Para isso existe o CRM, um sistema que permite que a sua empresa planeje e organize toda a jornada de um cliente e/ou leads de forma otimizada, personalizada e com foco na sua estratégia de venda e pós-venda.

 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura.


O que é um CRM?


CRM (Customer Relationship Management) em português significa gestão de relacionamento com cliente. Na prática, consiste em um software que realiza a gestão do processo de relacionamento com o cliente e venda digital.

 

Por ele, é possível armazenar, com segurança, dados de leads e ainda cuidar do processamento de todas as informações da jornada do cliente. Com isso, possibilita-se a realização de ações de relacionamento eficientes e personalizadas para cada consumidor da sua marca.

 

Através desse sistema, pode-se registrar, por exemplo, informações do contato de um cliente com um vendedor de uma organização/empresa, realizando a gestão do processo de vendas com forte apoio tecnológico na gestão de dados.

 

Além disso, o sistema oferece feedbacks com análises e relatórios diversificados, viabilizando o aprimoramento contínuo da sua estratégia de relacionamento com os clientes.

 

Hoje, existem vários sistemas CRM disponíveis no mercado que, em geral, guardam os dados da sua empresa em uma nuvem com certificações que garantem a segurança da sua informação.

 

Por que o CRM é importante para as empresas?

 

Se a sua empresa investe fortemente em presença digital, o CRM é primordial para uma gestão eficaz do relacionamento da marca com o consumidor on-line, funcionando como um verdadeiro aliado na automação de marketing.

 

Com ele, sua empresa pode garantir maior satisfação e manutenção de potenciais clientes de curto e longo prazo.

 

Além disso, o sistema auxilia, de forma contundente, o processo de venda e pós-venda, oportunizando novos negócios e fidelizando clientes.

 

Afinal, pelo software é possível personalizar interações desde o momento que um lead demonstra algum tipo de interesse pelo seu produto e/ou serviço, atuando em toda a jornada de compra.

 

Vale ressaltar uma vantagem importante para o seu time de vendas: após a obtenção dos dados relevantes dos potenciais clientes, no próximo contato o vendedor terá o histórico das informações trocadas no contato anterior, facilitando, assim, o processo de venda e relacionamento.

 

4 vantagens reais que um CRM pode levar para a sua empresa

 

Como já dito acima, além de reunir todas as informações de leads em um só lugar e criar um banco de dados personalizado e otimizado, o CRM também possibilita, através de sua tecnologia, que a sua empresa construa um relacionamento personalizado com os clientes.

 

Mas as vantagens não param por aí! Listamos os 4 principais indicativos para você começar a investir nesse sistema hoje mesmo.

 

1.   Fidelização e melhorias no relacionamento com clientes

 

O foco da adoção de uma estratégia e implantação de um sistema de CRM deve ser sempre o de melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar sua satisfação.

 

Pelo CRM, isso acontece quando o serviço sabe a melhor hora para dar feedbacks ao cliente e dispõe de todas as informações que precisa para ser assertivo.

 

Além disso, usando um sistema de CRM, você não só pode evitar a perda de dados do cliente, mas também evitar que o investimento na obtenção desses dados seja desperdiçado por falta de ação decisiva.

 

O monitoramento permite alertas e armazenamento de opções ativas relacionadas a diferentes perfis. Com isso, o resultado é uma taxa de retenção mais positiva para o seu negócio.

 

2.   Baixo investimento comparado ao retorno


Segundo pesquisas do IDC a respeito do Retorno sobre o Investimento (ROI) em CRM, mais da metade das empresas que investem nesse sistema passam a registrar taxas de retorno entre 50% e 500%. Grande parte desse sucesso se deve ao aumento da produtividade da equipe e das melhorias nos processos de automação.


3.   Aumento do ticket médio


O ticket médio representa o valor médio gasto pela empresa por um cliente em cada compra.


Essa é uma métrica valiosa e que pode não apenas avaliar o progresso das vendas, mas também ser usada para estabelecer a perspectiva de aumento de lucro ao longo do tempo.


O CRM ajuda nessa métrica, pois essas informações ficam registradas no próprio sistema, podendo ajudar seus vendedores a melhorar a estratégia de cada cliente, mantendo ou até mesmo aumentando esse valor a cada nova interação.


Resumindo: a medida que o ticket médio dos clientes aumenta, consequentemente suas vendas também têm um acréscimo.

 

4.   Melhora no desempenho da sua equipe de marketing e vendas

 

O processo de planejamento do sistema e sua implantação exige a participação de todas as áreas da empresa, afinal, todos precisam entender quais dados devem ser inseridos na plataforma.

 

Desse modo, todos podem entender melhor a estratégia e os objetivos da empresa, o que torna a equipe mais conectada com os objetivos do negócio. Isso permite que trabalhem melhor, com informações centralizadas e personalizadas, evitando, inclusive, erros no processo.

 

Quais CRMs estão disponíveis no mercado e como escolher o melhor?

 

Fizemos uma seleção dos melhores CRMs disponíveis hoje para você avaliar e começar a investir.


  • RD Station CRM
  • ZohoCRM
  • HubSpot CRM
  • Agendor
  • Salesforce
  • Freshsales
  • Bitrix24
  • Agile CRM
  • Clientar CRM

 

Para escolher o melhor para a gestão da sua empresa, lembre-se de avaliar:

 

  1. Funcionalidades oferecidas
  2. Investimento
  3. Usabilidade
  4. Tipos de relatórios oferecidos
  5. Mobilidade (se pode ser acessado por um smartphone, por exemplo)

 


Conte com a Lusis para uma gestão eficiente do seu CRM

 

Agora que você entendeu por que investir nesse sistema é importante, chegou a hora de implementá-lo efetivamente na gestão da sua empresa. Para isso, conte com os serviços da Lusis. Entre em contato com a gente!

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Se algum dia você sentiu um incômodo e precisou procurar um profissional da área da saúde ou um local de referência para tratar o problema, a primeira coisa que fez foi pedir indicação a uma pessoa de confiança. Entretanto, com o poder das tecnologias, muitas indicações perderam espaço para as ferramentas digitais. Atualmente, antes de agendar uma consulta com um determinado especialista, muitas pessoas realizam uma pesquisa nas redes sociais para saber mais sobre o profissional ou até mesmo analisar a forma como ele trabalha e divulga seu serviço. Com o mundo cada vez mais conectado, o marketing digital é um grande aliado para conquistar novos pacientes e fidelizar os antigos. Contudo, um único deslize no meio digital pode abalar a credibilidade dos especialistas da área da saúde. Dessa forma, é importante tomar alguns cuidados. Continue a leitura e confira 5 dicas para não bater de frente com as diretrizes éticas. 1- Não poste fotos de pacientes para comprovar resultados Engana-se o especialista da área da saúde que pensa que divulgar o seu trabalho é apenas criar uma conta em uma rede social e começar as postagens sobre seu serviço. Para iniciar essa prática, é preciso estar atento às recomendações do seu conselho sobre a divulgação de material publicitário na internet. Pensando nisso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº 1.974/11 , que contém o Manual de Publicidade Médica . Nesse documento, o órgão afirma que está proibido o uso de fotos que comprovam o resultado de tratamentos, mesmo com a autorização do paciente. Mas não só fotos de “antes e depois” são proibidas: até mesmo tipos de expressões, tais como “o melhor” e “resultado garantido”, são proibidas pelo CFM. Já o Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a Resolução nº 196/2019 , que permite a divulgação de selfie e de imagens relativas ao diagnóstico e ao final do tratamento, desde que o paciente tenha autorizado através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Mas, assim como na resolução do CFM, é proibido o uso de expressões sensacionalistas e de autopromoção. Por isso, é de extrema importância que o profissional fique atento às normas para que não seja punido por desrespeitar as resoluções de seu conselho de classe. 2- Invista em conteúdos relevantes e monitore Atualmente, é muito comum que pacientes pesquisem sintomas de uma doença na internet. Boa parte das pessoas já esteve com a ferramenta de pesquisa aberta para descrever o que estava sentindo, e o primeiro resultado que leu foi algo negativo. A dica para alcançar novos pacientes e se destacar no marketing digital é produzir conteúdos relevantes e estratégicos, tanto no blog quanto nas redes sociais. É importante estabelecer um calendário de datas e até mesmo responder, nas redes sociais, dúvidas frequentes que podem surgir nos consultórios. Em relação ao tema, confira os 5 passos para otimizar o conteúdo do seu blog . De acordo com João Pedrosa, gerente de marketing do Hospital Lifecenter, é preciso ter atenção às imagens e ao título. Para ele, essas são as principais estratégias para atrair um paciente e conseguir prender a pessoa em seu conteúdo. “Hoje em dia as pessoas estão muito mais atentas ao visual. Então você ter uma imagem que chama atenção com um bom título, sem sombra de dúvidas, é a principal estratégia. A imagem e o texto são fundamentais para conseguirmos captar a atenção do nosso leitor”, ressalta João Pedrosa. O conteúdo precisa ser informativo e trazer dados corretos. Além disso, é preciso salientar a todo momento a importância de procurar o seu médico e nunca se automedicar. Segundo a Dra. Mariana Rossette, médica ginecologista e obstetra e coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), é importante esclarecer que o texto é apenas de caráter informativo e não substitui a consulta. “Precisamos tomar muito cuidado para não estimular o paciente a procurar o autotratamento, a automedicação pode acarretar riscos para a saúde. É preciso deixar claro que se trata de um conteúdo de caráter informativo”, diz. Outra forma de crescer no meio digital é estar atento ao monitoramento do site e das redes sociais e observar o que os usuários estão comentando sobre o seu perfil. É de extrema importância interagir com eles e respondê-los da melhor forma possível, colocando-se à disposição para sanar dúvidas e solucionar problemas. 3- Trabalhe apenas com informações validadas A tecnologia proporcionou a facilidade de pesquisar e se informar sobre temas de diversas áreas. Entretanto, por mais que a internet te dê caminhos para escrever textos publicitários sobre variados assuntos, não é possível afirmar que a informação encontrada em buscas na web seja 100% verídica. Portanto, é importante que o profissional que deseja realizar determinada postagem procure a validação de um especialista da área (se não for sobre sua área direta de atuação) para conferir a veracidade da informação. Para isso, é indicado ter domínio dos assuntos a serem publicados para certificar-se de sua correção e coerência. Como dissemos anteriormente, um deslize nas redes pode colocar em xeque a credibilidade do especialista. A Dra. Mariana Rossette pontua que uma dica fundamental para que o especialista não erre na hora de realizar a publicação é estar atento às atualizações sobre o assunto. Pesquisar em locais confiáveis é fundamental, como conselhos de classe e revistas científicas. “Recomendo sempre conferir a última atualização sobre o tema para não postar nada ultrapassado ou incorreto. Ter como diferencial uma informação de boa qualidade, fidedigna e respeitando todos os preceitos do Código de Ética Médica é muito importante. Além disso, não faça marketing a qualquer preço para ganhar seguidores e pacientes”, enfatiza. 4- Preze pela boa experiência do paciente Você já se perguntou por que, ao sair de uma consulta, nunca escutou um “volte sempre”, como ocorre na maioria dos estabelecimentos? Isso acontece porque o profissional da área da saúde não deseja soar agressivo com o paciente e seus acompanhantes, isto é, não deseja que uma pessoa fique doente e tenha que retornar. Para João Pedrosa, o marketing na área da saúde vai além de publicação e engajamento nas redes sociais; ele começa pela experiência do paciente e de seu acompanhante desde a busca pelo local. “É preciso trabalhar a jornada do cliente, desde quando ele procura o hospital até a saída. Depois que ele deixou o estabelecimento, qual a relação dele com a empresa, como está o dia a dia deste paciente? Isso também é importante, não é só a propaganda em si. Não existe propaganda melhor do que a indicação”, destaca. Ainda segundo Pedrosa, a segurança do paciente e de seu acompanhante está se tornando um diferencial na hora de tomar a decisão sobre qual profissional ou instituição a pessoa vai escolher. Por isso, é importante investir em protocolos sanitários. “A pandemia aflorou isso, as pessoas querem estar em um local onde se sentem seguras, um lugar que cumpra as regras de distanciamento, higienização. Vai ficar como uma tendência para o futuro, as pessoas vão escolher os produtos, as empresas que elas consomem também pela segurança que essa empresa oferece. Percebo que isso já tem feito parte da tomada de decisão. Segurança do consumidor, segurança do cliente”, diz. É por essa razão que instituições de saúde, como o Hospital Lifecenter, investem em auditorias constantes, tanto internas como externas, para aferir a qualidade percebida e a segurança proporcionada. 5. Não se esqueça do bom senso Por mais que existam resoluções publicadas por conselhos que proíbem a divulgação de determinadas imagens, é importante usar o bom senso na hora de escolher as fotografias que serão publicadas. Dessa forma, deve ser evitado o conteúdo visual que contém cortes, sangue e outros materiais sensíveis que são habituais para o profissional da saúde, mas chocantes para quem não é da área. Ao publicar esse tipo de imagem, ao invés de atrair um novo paciente ou até mesmo fidelizar um antigo, você pode acabar afastando o usuário e perder o engajamento nas redes. Leia este artigo que lista 4 motivos para começar a investir na sua presença digital. E se precisar de auxílio para começar nessa jornada digital de maneira coerente e segura, entre em contato conosco.
Por Lusis Comunicação e Marketing 23 de dezembro de 2020
O que você vai ver nesse artigo: Objetivos de uma assessoria de imprensa Assessoria de imprensa + marketing digital: entenda 4 resultados orgânicos de uma assessoria aliada ao marketing digital Torne seu produto/serviço uma notícia Melhore o posicionamento orgânico do site Esteja pronto para um gerenciamento de crise Mostre a sua marca para um maior número de pessoas
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