Conhecimentos Sensattos você encontra aqui
Um dos grandes desafios atuais para o seu negócio e/ou cliente é se manter interessante, dinâmico e autêntico frente ao seu público.
É tanta informação disponível nos diversos meios de comunicação que se destacar é um esforço diário. A tradicional relação que se restringia a compra e venda de um produto ou serviço já não é mais suficiente. Agora, há também a necessidade de criar engajamento com o público.
O engajamento é a relação de proximidade e valor entre uma empresa e seus clientes ou consumidores. Ou seja, o quanto essas duas partes se relacionam e interagem de forma orgânica. Na prática, quanto maior o engajamento, mais próximas estão as duas partes e, teoricamente, maior será a relevância da sua marca.
Para alcançar níveis satisfatórios de engajamento pode-se usar a técnica do conteúdo interativo. Prossiga com a leitura e entenda melhor este formato.
Conteúdo interativo são materiais que possibilitam e estimulam a interação do usuário no acesso à informação. Esse tipo de interação promove maior engajamento e contribui para a análise do comportamento dos usuários e na identificação de oportunidades.
Para entender melhor, os conteúdos interativos têm o intuito de serem mais interessantes e dinâmicos para reterem mais a atenção do usuário e deixarem a experiência com o conteúdo ainda mais atrativa.
Vale lembrar que os conteúdos interativos não precisam ser necessariamente digitais, mas é no mundo digital que se conseguem ter inúmeros formatos e novas possibilidades de interação.
- Público mais engajado: o conteúdo interativo traz mais engajamento para o seu cliente e/ou negócio, já que ele faz com que o público tenha alguma ação sobre ele. E quando falamos em engajamento, não estamos falando só de likes ou de outras reações nas redes sociais, e sim, de relacionamento e envolvimento com o cliente. De fazer o usuário se sentir íntimo e pertencente a sua marca.
- Mais feedbacks dos usuários: com o conteúdo interativo é possível verificar se o público percorreu por todo o conteúdo, além de coletar dados sobre o comportamento e as necessidades que podem ser usadas nas estratégias futuras.
- Geração de leads: o conteúdo interativo também traz resultados em leads, vendas e faturamento para o seu cliente e/ou negócio, já que há a possibilidade de despertar o desejo de consumo daquilo que é interativo.
Não dá para negar que criar um conteúdo interativo exige um bom conhecimento do seu negócio e/ou cliente, de uma boa percepção das informações e uma pitada de criatividade.
Para isso é preciso planejar as melhores formas de aproveitar a técnica. É preciso fazer um levantamento das principais palavras-chave, criar uma estratégia e anotar as metas a serem alcançadas.
O propósito é aliar a informação ao entretenimento, a fim de que o público se sinta estimulado a consumir o material que contém atrativos de retenção da atenção.
Já existem ferramentas interativas por si só, a exemplo de quizzes que possuem uma alta taxa de engajamento. Por outro lado, existem conteúdos que podem ser desenvolvidos de forma interativa, como os e-books.
Há também a possibilidade de mesclar diferentes tipos de conteúdo interativo em um só material. Uma mesma página pode conter infográficos, quizzes e mais botões de interação.
Quizzes
Quem já não respondeu a um quiz entre uma tarefa ou outra do trabalho? Ou mesmo enquanto passa pelos stories de suas redes sociais? Pois é, aposto que você já gastou uns bons minutos ou até horas se entretendo ou se informando com esse tipo de conteúdo.
O quiz se popularizou na web com os testes do Buzzfeed e se tornou uma ferramenta poderosa que garante a interatividade. Quando criativos e relevantes para o público, são um ótimo termômetro para perceber as impressões dos clientes ou consumidores sobre os temas e assuntos que estão sendo utilizados em sua estratégia de conteúdo.
Para explorar e diversificar o formato é possível fazer quizzes de certo e errado, de personalidade ou de gostos. O importante é ser criativo.
Infográficos
Os infográficos transmitem a informações de forma qualificada e com apelo visual. Ainda permitem que o usuário escolha o dado que quer analisar ou ver um processo e sua evolução como um todo.
Para torná-los ainda mais atrativos é possível adicionar pontos de interatividade, a fim de que o público interaja com o conteúdo. Por exemplo, é possível inserir gráficos animados, testes, downloads, entre outros.
E-books
No contexto digital que estamos vivendo, os e-books são mais que essenciais para uma compreensão mais aprofundada de diferentes assuntos. Além de serem um bom trunfo para as marcas poderem passar seus propósitos, serviços e produtos de forma mais consistente.
Já pensou que em vez de entregar um PDF estático para o seu público, você pode criar um conteúdo interativo para apresentar as informações do e-book?
A ideia é não ficar apenas no texto e aproveitar para explorar outros recursos como vídeos, imagens, animações e QR Codes para entregar informações mais ricas e ampliar a experiência do público com seu conteúdo.
Mapas
Desde que o Google Maps surgiu, mapas interativos se tornaram cada vez mais usados para diferentes fins. Podem servir para entreter ou para informar, de maneira semelhante a um infográfico interativo, só que com dados de geolocalização.
Com o auxílio de novos mecanismos de geolocalização é possível torná-los ainda mais próximos e atraentes para o público.
Lookbooks
Lookbook é um material bastante visual, geralmente composto por fotografias, bastante usado por marcas de moda para apresentar produtos, modelos, fotógrafos e estilistas (embora possa ser usado em qualquer nicho).
Para ampliar a experiência do usuário é possível adicionar botões de interatividade que ampliem a experiência do público.
- Sempre use imagens com boa qualidade e se preocupe com o layout responsivo;
- Reaproveite conteúdos já existentes. Um exemplo são textos com vários dados e estatísticas que podem virar infográficos ou vídeos;
- Analise os dados e otimize suas estratégias! Com eles, você conhecerá melhor o seu público e não perderá leads e oportunidades;
- Fique atento às novidades no âmbito da tecnologia, a fim de incorporá-la às suas ideias e estratégias.
Agora que você já conhece mais sobre os conteúdos interativos que tal ler também sobre Como aumentar o engajamento por meio de estratégias de conteúdo. Se ainda ficou com dúvidas sobre a estratégia, conte com a parceria de uma agência especializada em soluções de comunicação digital. Entre em contato conosco.
Obrigado por assinar nossa Newsletter.
Desculpe, houve um erro ao enviar a mensagem.
Tente novamente mais tarde.