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Atração de audiência: como ter sucesso nessa estratégia?

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Para se destacar no ambiente on-line, é importante pensar em estratégias de marketing digital e atração de audiência que levam a sua marca até o público desejado.


Com elas, é possível alcançar a audiência certa para o crescimento da sua empresa e criar uma comunidade engajada com o propósito da sua marca.


Mas será que você está fazendo isso certo? Afinal, é comum encontrar profissionais que afirmam estar investindo em presença digital, porém seguem sem sucesso quando o assunto é crescer sua audiência.


Então, se esse é o caso da sua empresa ou se deseja aprender mais sobre o assunto, neste artigo vamos te dar os caminhos para atrair a audiência on-line da melhor forma possível.


Aqui você vai aprender:

 

  • Por que preciso de estratégias para atrair minha audiência?
  • 4 dicas valiosas para atrair a audiência da sua marca e atingir seus objetivos;
  • Por onde começar? Dicas para dar início à sua estratégia.


Boa leitura!

 

Por que preciso de estratégias para atrair a minha audiência?


Uma coisa é fato: não dá para crescer no digital sem a construção e consolidação de uma audiência engajada. Para isso, não basta apenas ter um bom produto ou serviço; é preciso saber as melhores técnicas e estratégias para atrair esse público-alvo desejado.


Assim, à medida que conquista a audiência certa, a sua marca tende a ser mais reconhecida, além de aumentar, significativamente, as chances de converter mais vendas e melhorar os lucros da empresa.


Mas é claro que, na prática, não é tão simples quanto parece. É importante traçar objetivos, criar personas e entender como atraí-las até o seu negócio, em meio a um mar de concorrentes disputando a atenção de públicos cada vez mais nichados.


Por isso, para que você comece a pensar hoje mesmo nas melhores estratégias para atrair a audiência certa para o crescimento do seu negócio, preparamos dicas valiosas e aplicáveis em todos os tipos de empresas.


4 dicas valiosas para atrair a audiência da sua marca e atingir seus objetivos


1- Invista em um bom site


Você já deve ter ouvido falar que o site é como um cartão de visita no ambiente digital, certo? E, de fato, ele é!


Investir em um bom site significa mostrar o melhor da sua empresa para a audiência. Um espaço para registrar a história da marca, serviços e produtos oferecidos, diferenciais, informações de contato, entre outras questões relevantes.


Ele é a porta de entrada para sua audiência conhecer a fundo o seu negócio. E se engana quem pensa que apenas empresas de grande porte precisam de um site. Essa é uma estratégia essencial, principalmente para micro e pequenas empresas que desejam começar a atração de clientes no meio digital.


Com um site no ar, você aumenta as possibilidades da sua empresa ser encontrada, constrói um relacionamento com seu público e se posiciona com autoridade no seu mercado de atuação. Por isso, é uma das dicas mais valiosas para atrair o seu público-alvo.


E se você ainda não tem um site, aqui vão algumas dicas:

  • Defina um domínio único e personalizado;
  • Escolha um software de hospedagem;
  • Defina os objetivos do site;
  • Contrate profissionais especializados, como programadores, copywriter, designer etc.;
  • Pense o SEO do seu site para ranqueá-lo nos mecanismos de busca.


2- Produza conteúdos relevantes


O marketing de conteúdo é uma estratégia que se popularizou entre as marcas devido ao seu forte potencial de atrair públicos e clientes em diversas etapas do funil de vendas.


Na prática, os resultados são obtidos através da produção de conteúdos relevantes que suprem as dores da jornada do comprador: conscientização, consideração e decisão.


Com um planejamento de conteúdo bem estruturado, incluindo textos para blog, e-books, e-mails marketing, webinars, posts e anúncios para redes sociais, você conseguirá atrair uma audiência qualificada e expandir a sua marca no universo on-line.


Além de atração, investir em uma boa estratégia de conteúdo pode gerar resultados, como:

  • Aumento de tráfego no site;
  • Maior reconhecimento de marca no meio digital;
  • Aumento da base de leads;
  • Mais conversões de vendas.


3- Aposte em parcerias (colabs)


Um jeito bem interessante de atrair uma audiência qualificada para a sua marca é investindo em parcerias, seja com influenciadores digitais ou com canais de comunicação que dialoguem diretamente com o público que você deseja alcançar.


Nas redes sociais, por exemplo, a estratégia com influenciadores digitais vem sendo uma grande aposta das marcas que desejam ampliar sua audiência e atingir as pessoas certas. 


Para se ter uma ideia, segundo dados apresentados pela Shareablee, o marketing de influência vem ganhando cada dia mais força, chegando ao ponto de influenciar a compra de 48% dos jovens entre 18 a 24 anos. Então, vale o investimento!


E, em caso de parcerias com canais de comunicação, experimente produzir publieditoriais. Esse é um trabalho de assessoria de imprensa como aliada das estratégias digitais que, além de gerar autoridade para a sua marca, também é capaz de atrair um público qualificado para as plataformas digitais do seu negócio.


4- Faça um planejamento de mídia on-line paga


É claro que, quanto mais conseguirmos executar estratégias orgânicas de atração de potenciais clientes, melhor.


Mas, se for possível para o cenário financeiro da sua empresa, avalie a possibilidade de investir em mídia on-line paga.


Essa é uma ótima solução para quem deseja impulsionar seus resultados ou tem grandes metas a serem batidas.


Com esses anúncios, seja no Google ou em plataformas como YouTube, Instagram e Facebook, você direciona, em detalhes, o perfil que deseja impactar para gerar resultados mais assertivos e, assim, atrair a audiência certa.


Por onde começar? 10 passos essenciais para dar início à sua estratégia


Agora que você já descobriu as chaves para atrair sua audiência, chegou a hora de entender por onde começar.


Para te ajudar, listamos 10 passos essenciais que você deve dar antes de começar qualquer estratégia de atração de audiência:

  1. Como já pontuamos, invista em um bom site! Se não tiver um, faça. Se já tiver, revisite-o e avalie se está atraente para o seu público;
  2. Faça um estudo do mercado em que sua marca está inserida, buscando as principais tendências;
  3. Analise seus concorrentes em um bom benchmark;
  4. Monte um planejamento com os objetivos que você espera atingir com sua estratégia;
  5. Trace um valor disponível para investimentos em mídia, colabs etc.;
  6. Monte a buyer persona da sua marca;
  7. Identifique os hábitos do seu público no ambiente digital;
  8. Busque referências de ações de atração de audiência que têm dado certo;
  9. Certifique-se de que tem uma equipe qualificada para executar o seu plano;
  10. Se achar mais viável, contrate uma agência parceira para alcançar melhores resultados.


Conte com a Lusis para crescer a audiência da sua marca


Pode confiar: aqui, nós executamos sua estratégia de ponta a ponta, pensando nas melhores soluções para atrair uma audiência qualificada para o crescimento do seu negócio. Vamos conversar? Entre em contato com a gente!

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Se algum dia você sentiu um incômodo e precisou procurar um profissional da área da saúde ou um local de referência para tratar o problema, a primeira coisa que fez foi pedir indicação a uma pessoa de confiança. Entretanto, com o poder das tecnologias, muitas indicações perderam espaço para as ferramentas digitais. Atualmente, antes de agendar uma consulta com um determinado especialista, muitas pessoas realizam uma pesquisa nas redes sociais para saber mais sobre o profissional ou até mesmo analisar a forma como ele trabalha e divulga seu serviço. Com o mundo cada vez mais conectado, o marketing digital é um grande aliado para conquistar novos pacientes e fidelizar os antigos. Contudo, um único deslize no meio digital pode abalar a credibilidade dos especialistas da área da saúde. Dessa forma, é importante tomar alguns cuidados. Continue a leitura e confira 5 dicas para não bater de frente com as diretrizes éticas. 1- Não poste fotos de pacientes para comprovar resultados Engana-se o especialista da área da saúde que pensa que divulgar o seu trabalho é apenas criar uma conta em uma rede social e começar as postagens sobre seu serviço. Para iniciar essa prática, é preciso estar atento às recomendações do seu conselho sobre a divulgação de material publicitário na internet. Pensando nisso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº 1.974/11 , que contém o Manual de Publicidade Médica . Nesse documento, o órgão afirma que está proibido o uso de fotos que comprovam o resultado de tratamentos, mesmo com a autorização do paciente. Mas não só fotos de “antes e depois” são proibidas: até mesmo tipos de expressões, tais como “o melhor” e “resultado garantido”, são proibidas pelo CFM. Já o Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a Resolução nº 196/2019 , que permite a divulgação de selfie e de imagens relativas ao diagnóstico e ao final do tratamento, desde que o paciente tenha autorizado através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Mas, assim como na resolução do CFM, é proibido o uso de expressões sensacionalistas e de autopromoção. Por isso, é de extrema importância que o profissional fique atento às normas para que não seja punido por desrespeitar as resoluções de seu conselho de classe. 2- Invista em conteúdos relevantes e monitore Atualmente, é muito comum que pacientes pesquisem sintomas de uma doença na internet. Boa parte das pessoas já esteve com a ferramenta de pesquisa aberta para descrever o que estava sentindo, e o primeiro resultado que leu foi algo negativo. A dica para alcançar novos pacientes e se destacar no marketing digital é produzir conteúdos relevantes e estratégicos, tanto no blog quanto nas redes sociais. É importante estabelecer um calendário de datas e até mesmo responder, nas redes sociais, dúvidas frequentes que podem surgir nos consultórios. Em relação ao tema, confira os 5 passos para otimizar o conteúdo do seu blog . De acordo com João Pedrosa, gerente de marketing do Hospital Lifecenter, é preciso ter atenção às imagens e ao título. Para ele, essas são as principais estratégias para atrair um paciente e conseguir prender a pessoa em seu conteúdo. “Hoje em dia as pessoas estão muito mais atentas ao visual. Então você ter uma imagem que chama atenção com um bom título, sem sombra de dúvidas, é a principal estratégia. A imagem e o texto são fundamentais para conseguirmos captar a atenção do nosso leitor”, ressalta João Pedrosa. O conteúdo precisa ser informativo e trazer dados corretos. Além disso, é preciso salientar a todo momento a importância de procurar o seu médico e nunca se automedicar. Segundo a Dra. Mariana Rossette, médica ginecologista e obstetra e coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), é importante esclarecer que o texto é apenas de caráter informativo e não substitui a consulta. “Precisamos tomar muito cuidado para não estimular o paciente a procurar o autotratamento, a automedicação pode acarretar riscos para a saúde. É preciso deixar claro que se trata de um conteúdo de caráter informativo”, diz. Outra forma de crescer no meio digital é estar atento ao monitoramento do site e das redes sociais e observar o que os usuários estão comentando sobre o seu perfil. É de extrema importância interagir com eles e respondê-los da melhor forma possível, colocando-se à disposição para sanar dúvidas e solucionar problemas. 3- Trabalhe apenas com informações validadas A tecnologia proporcionou a facilidade de pesquisar e se informar sobre temas de diversas áreas. Entretanto, por mais que a internet te dê caminhos para escrever textos publicitários sobre variados assuntos, não é possível afirmar que a informação encontrada em buscas na web seja 100% verídica. Portanto, é importante que o profissional que deseja realizar determinada postagem procure a validação de um especialista da área (se não for sobre sua área direta de atuação) para conferir a veracidade da informação. Para isso, é indicado ter domínio dos assuntos a serem publicados para certificar-se de sua correção e coerência. Como dissemos anteriormente, um deslize nas redes pode colocar em xeque a credibilidade do especialista. A Dra. Mariana Rossette pontua que uma dica fundamental para que o especialista não erre na hora de realizar a publicação é estar atento às atualizações sobre o assunto. Pesquisar em locais confiáveis é fundamental, como conselhos de classe e revistas científicas. “Recomendo sempre conferir a última atualização sobre o tema para não postar nada ultrapassado ou incorreto. Ter como diferencial uma informação de boa qualidade, fidedigna e respeitando todos os preceitos do Código de Ética Médica é muito importante. Além disso, não faça marketing a qualquer preço para ganhar seguidores e pacientes”, enfatiza. 4- Preze pela boa experiência do paciente Você já se perguntou por que, ao sair de uma consulta, nunca escutou um “volte sempre”, como ocorre na maioria dos estabelecimentos? Isso acontece porque o profissional da área da saúde não deseja soar agressivo com o paciente e seus acompanhantes, isto é, não deseja que uma pessoa fique doente e tenha que retornar. Para João Pedrosa, o marketing na área da saúde vai além de publicação e engajamento nas redes sociais; ele começa pela experiência do paciente e de seu acompanhante desde a busca pelo local. “É preciso trabalhar a jornada do cliente, desde quando ele procura o hospital até a saída. Depois que ele deixou o estabelecimento, qual a relação dele com a empresa, como está o dia a dia deste paciente? Isso também é importante, não é só a propaganda em si. Não existe propaganda melhor do que a indicação”, destaca. Ainda segundo Pedrosa, a segurança do paciente e de seu acompanhante está se tornando um diferencial na hora de tomar a decisão sobre qual profissional ou instituição a pessoa vai escolher. Por isso, é importante investir em protocolos sanitários. “A pandemia aflorou isso, as pessoas querem estar em um local onde se sentem seguras, um lugar que cumpra as regras de distanciamento, higienização. Vai ficar como uma tendência para o futuro, as pessoas vão escolher os produtos, as empresas que elas consomem também pela segurança que essa empresa oferece. Percebo que isso já tem feito parte da tomada de decisão. Segurança do consumidor, segurança do cliente”, diz. É por essa razão que instituições de saúde, como o Hospital Lifecenter, investem em auditorias constantes, tanto internas como externas, para aferir a qualidade percebida e a segurança proporcionada. 5. Não se esqueça do bom senso Por mais que existam resoluções publicadas por conselhos que proíbem a divulgação de determinadas imagens, é importante usar o bom senso na hora de escolher as fotografias que serão publicadas. Dessa forma, deve ser evitado o conteúdo visual que contém cortes, sangue e outros materiais sensíveis que são habituais para o profissional da saúde, mas chocantes para quem não é da área. Ao publicar esse tipo de imagem, ao invés de atrair um novo paciente ou até mesmo fidelizar um antigo, você pode acabar afastando o usuário e perder o engajamento nas redes. Leia este artigo que lista 4 motivos para começar a investir na sua presença digital. E se precisar de auxílio para começar nessa jornada digital de maneira coerente e segura, entre em contato conosco.
Por Lusis Comunicação e Marketing 23 dez., 2020
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