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A presença das empresas no meio digital deixou de ser uma possibilidade para tornar-se uma realidade indispensável atualmente. Segundo o relatório Digital 2021 Reports, 70% dos brasileiros são usuários ativos das redes sociais.
Muito além de entretenimento, as redes sociais também são um forte canal de relacionamento entre marca e consumidores, que ficam cada vez mais exigentes com o que desejam encontrar ao interagir com os perfis que seguem.
Pensando nisso, fica evidente que ter uma presença digital pode ser um dos fatores que contribuem para a decisão de compra do consumidor atual.
E, neste artigo, vamos te apresentar os 5 passos-chave para você começar a sua atuação no on-line e gerar resultados efetivos para a sua marca. O que você vai ver neste texto:
Antes de entrarmos nas estratégias, é importante entender um pouco sobre como surgiu o Marketing de Conteúdo. Afinal, essa vai ser a estratégia que vai nortear a sua presença digital.
Basicamente, junto à tecnologia, veio o poder cada vez maior de decisão do consumidor; hoje, ele decide o quê, quando e por onde deseja acessar determinado conteúdo.
Com isso, as pessoas passaram a ter maior controle sobre o que consomem no digital e, por isso, a publicidade tradicional precisou ser repensada para esse novo comportamento do consumidor on-line.
Sendo assim, as marcas devem criar estratégias para entregar além de produtos, serviços e publicidade, é necessário investir, também, na entrega de conteúdo de valor.
Isso significa criar pautas que não direcionem para a venda de imediato, mas sim despertem a curiosidade do potencial consumidor, por meio de temas relacionados ao produto / serviço, ou que resolvam uma necessidade ou um desejo.
Afinal, é entregando conteúdo e informação de valor que a sua marca conseguirá ser uma das “escolhidas” pelo seu público em um ambiente tão dinâmico e concorrido, além de ser entregue organicamente pelos algoritmos digitais.
Uma estratégia de atração de clientes que usa da criação de conteúdo relevante e útil, em diferentes formatos e adaptados a diferentes plataformas para estimular o engajamento de seu público e, posteriormente, a venda.
Além da maior interação entre marca e consumidor, o Marketing de Conteúdo também traz outros importantes benefícios para a sua marca, entenda:
● Aumenta o tráfego do seu site – um site com muitos acessos e bem rankeado no Google faz com que a sua empresa seja facilmente encontrada pelo mecanismo de busca, o que impacta diretamente no momento de decisão de compra;
● Gera reconhecimento de marca – estabelecer um vínculo positivo com seus consumidores através de uma comunicação bem definida e conteúdos que agregam valor pode ajudar sua marca a ser rapidamente reconhecida e lembrada, o que pode influenciar na opção por ela diante da concorrência;
● Gera leads e aumenta as vendas – empresas que adotam o Marketing de Conteúdo como parte de sua estratégia são 4 vezes mais propensas a classificá-la como altamente eficaz que aquelas que não o fazem.
Agora que você já entendeu a importância do Marketing de Conteúdo na sua estratégia de comunicação, confira a seguir algumas dicas que separamos para colocá-lo em prática.
Antes de mais nada, você precisa saber o motivo por trás de sua estratégia; ele vai te guiar através de tudo que for produzido, e é com base nele que você vai definir os próximos passos.
Após definir o objetivo, é imprescindível determinar a persona da sua marca.
Ela representa o seu consumidor ideal, através de um personagem com nome, idade, profissão, hábitos de consumo; e serve para orientar toda a produção de conteúdo, pois é pensando na persona como seu potencial consumidor que sua marca deve criar a estratégia de comunicação;
Objetivo e persona bem definidos? Agora, é preciso criar conteúdo – independentemente do formato – com base no chamado Funil de Conteúdo do Marketing. Imagine a figura de um funil representando o processo da jornada de compra do consumidor.
● No topo é onde encontra-se o conteúdo de atração responsável por atrair novos seguidores para a sua página. Nesta etapa, o conteúdo deve responder a alguma dor ou problema da sua persona.
● No meio do funil é onde ocorre a conversão, ou seja, a transformação de seguidores e potenciais clientes em consumidores. Nesta etapa, o conteúdo deve agregar valor e se relacionar com o público, criando uma conexão e resolvendo um problema ou desejo do seu consumidor.
● Por fim, na parte mais estreita do funil – o fundo – é onde acontece de fato o processo da venda. Nesse momento, seu cliente em potencial já conhece a marca, foi atraído até sua página, se relacionou com seu conteúdo, gerou uma identificação e, agora, se fidelizou. Nesta fase do processo é que você deve criar conteúdos mais diretos, que impulsionem imediatamente à decisão de compra.
Compreender que diferentes canais possuem diferentes linguagens e atraem diferentes públicos faz toda diferença ao definir sua estratégia.
Por isso, após ter sua persona bem definida, um importante passo é saber quais plataformas – redes sociais, blogs, mídia impressa – terão um resultado mais efetivo sob o que você deseja atingir.
Outro importante parâmetro é o tom de voz, ou seja, a maneira com a qual a sua marca vai se comunicar em todas as plataformas, imaginando que, de fato, esteja falando com as pessoas.
Devem ser estabelecidas características em comum a todos os canais de comunicação para que, independente de onde esteja, seu consumidor saiba que aquele perfil pertence a esta marca.
Esta sigla em inglês significa Search Engine Optimization, traduzida como Otimização das Ferramentas de Busca.
É o conjunto de estratégias para melhorar o rankeamento de um site no Google, feito através da seleção das palavras-chave mais utilizadas no seu conteúdo.
Um bom SEO te coloca no topo das buscas e aumenta muito as chances de cliques e visitas no site e nas redes sociais da sua marca.
Algumas boas-práticas em SEO para seguir no seu conteúdo são:
Por fim, tão importante quanto a produção do conteúdo é a mensuração dos resultados, pois é através deles que você vai identificar se a sua comunicação está sendo efetiva e chegando até o público desejado.
Para isso, existem vários indicadores, conhecidos como métricas, que podem ser analisados, como taxa de engajamento nas publicações, número de compartilhamentos, entre outros.
Um dos grandes segredos da produção de conteúdo é manter a regularidade na frequência de postagem. As redes sociais são impulsionadas pelos algoritmos, e por isso é necessário “lembrar” a eles constantemente que a sua marca existe.
Ao postar constantemente, o algoritmo começa a entregar suas publicações para mais pessoas, e as possibilidades de engajamento aumentam. Com isso, a rede social entende que aquele conteúdo está sendo útil e relevante ao público, e continua entregando cada vez mais.
E aí, gostou da matéria? Se você também quer aplicar o Marketing de Conteúdo à sua estratégia e busca uma agência de comunicação digital especialista no assunto, entre em contato com a gente!
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