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Marketing de conteúdo: 5 passos para definir sua estratégia

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A presença das empresas no meio digital deixou de ser uma possibilidade para tornar-se uma realidade indispensável atualmente. Segundo o relatório Digital 2021 Reports, 70% dos brasileiros são usuários ativos das redes sociais.


Muito além de entretenimento, as redes sociais também são um forte canal de relacionamento entre marca e consumidores, que ficam cada vez mais exigentes com o que desejam encontrar ao interagir com os perfis que seguem.


Pensando nisso, fica evidente que ter uma presença digital pode ser um dos fatores que contribuem para a decisão de compra do consumidor atual.


E, neste artigo, vamos te apresentar os 5 passos-chave para você começar a sua atuação no on-line e gerar resultados efetivos para a sua marca. O que você vai ver neste texto:


Um breve contexto sobre o Marketing de Conteúdo


Antes de entrarmos nas estratégias, é importante entender um pouco sobre como surgiu o Marketing de Conteúdo. Afinal, essa vai ser a estratégia que vai nortear a sua presença digital.


Basicamente, junto à tecnologia, veio o poder cada vez maior de decisão do consumidor; hoje, ele decide o quê, quando e por onde deseja acessar determinado conteúdo.


Com isso, as pessoas passaram a ter maior controle sobre o que consomem no digital e, por isso, a publicidade tradicional precisou ser repensada para esse novo comportamento do consumidor on-line.


Sendo assim, as marcas devem criar estratégias para entregar além de produtos, serviços e publicidade, é necessário investir, também, na entrega de conteúdo de valor.


Isso significa criar pautas que não direcionem para a venda de imediato, mas sim despertem a curiosidade do potencial consumidor, por meio de temas relacionados ao produto / serviço, ou que resolvam uma necessidade ou um desejo.


Afinal, é entregando conteúdo e informação de valor que a sua marca conseguirá ser uma das “escolhidas” pelo seu público em um ambiente tão dinâmico e concorrido, além de ser entregue organicamente pelos algoritmos digitais.


E assim nasce o Marketing de Conteúdo


Uma estratégia de atração de clientes que usa da criação de conteúdo relevante e útil, em diferentes formatos e adaptados a diferentes plataformas para estimular o engajamento de seu público e, posteriormente, a venda.


Além da maior interação entre marca e consumidor, o Marketing de Conteúdo também traz outros importantes benefícios para a sua marca, entenda:

 

●     Aumenta o tráfego do seu site – um site com muitos acessos e bem rankeado no Google faz com que a sua empresa seja facilmente encontrada pelo mecanismo de busca, o que impacta diretamente no momento de decisão de compra;

 

●     Gera reconhecimento de marca – estabelecer um vínculo positivo com seus consumidores através de uma comunicação bem definida e conteúdos que agregam valor pode ajudar sua marca a ser rapidamente reconhecida e lembrada, o que pode influenciar na opção por ela diante da concorrência;

 

●     Gera leads e aumenta as vendas – empresas que adotam o Marketing de Conteúdo como parte de sua estratégia são 4 vezes mais propensas a classificá-la como altamente eficaz que aquelas que não o fazem.

 

Agora que você já entendeu a importância do Marketing de Conteúdo na sua estratégia de comunicação, confira a seguir algumas dicas que separamos para colocá-lo em prática.

 

5 PASSOS PARA DEFINIR SUA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO

 

1- Defina a persona e o objetivo da sua marca

 

Antes de mais nada, você precisa saber o motivo por trás de sua estratégia; ele vai te guiar através de tudo que for produzido, e é com base nele que você vai definir os próximos passos.

 

Após definir o objetivo, é imprescindível determinar a persona da sua marca.

 

Ela representa o seu consumidor ideal, através de um personagem com nome, idade, profissão, hábitos de consumo; e serve para orientar toda a produção de conteúdo, pois é pensando na persona como seu potencial consumidor que sua marca deve criar a estratégia de comunicação;

 

2- Faça o funil de vendas da sua estratégia

 

Objetivo e persona bem definidos? Agora, é preciso criar conteúdo – independentemente do formato – com base no chamado Funil de Conteúdo do Marketing. Imagine a figura de um funil representando o processo da jornada de compra do consumidor.

 

●       No topo é onde encontra-se o conteúdo de atração responsável por atrair novos seguidores para a sua página. Nesta etapa, o conteúdo deve responder a alguma dor ou problema da sua persona.

 

●       No meio do funil é onde ocorre a conversão, ou seja, a transformação de seguidores e potenciais clientes em consumidores. Nesta etapa, o conteúdo deve agregar valor e se relacionar com o público, criando uma conexão e resolvendo um problema ou desejo do seu consumidor.

 

●       Por fim, na parte mais estreita do funil – o fundo – é onde acontece de fato o processo da venda. Nesse momento, seu cliente em potencial já conhece a marca, foi atraído até sua página, se relacionou com seu conteúdo, gerou uma identificação e, agora, se fidelizou. Nesta fase do processo é que você deve criar conteúdos mais diretos, que impulsionem imediatamente à decisão de compra.

 

3- Escolha os meios de comunicação e o tom de voz

 

Compreender que diferentes canais possuem diferentes linguagens e atraem diferentes públicos faz toda diferença ao definir sua estratégia.

 

Por isso, após ter sua persona bem definida, um importante passo é saber quais plataformas – redes sociais, blogs, mídia impressa – terão um resultado mais efetivo sob o que você deseja atingir.

 

Outro importante parâmetro é o tom de voz, ou seja, a maneira com a qual a sua marca vai se comunicar em todas as plataformas, imaginando que, de fato, esteja falando com as pessoas.

 

Devem ser estabelecidas características em comum a todos os canais de comunicação para que, independente de onde esteja, seu consumidor saiba que aquele perfil pertence a esta marca.

 

4- Invista em uma estratégia consistente de SEO

 

Esta sigla em inglês significa Search Engine Optimization, traduzida como Otimização das Ferramentas de Busca. 

 

É o conjunto de estratégias para melhorar o rankeamento de um site no Google, feito através da seleção das palavras-chave mais utilizadas no seu conteúdo.

 

Um bom SEO te coloca no topo das buscas e aumenta muito as chances de cliques e visitas no site e nas redes sociais da sua marca.

 

Algumas boas-práticas em SEO para seguir no seu conteúdo são:


  • Uso de palavras-chave que vão ranquear seu conteúdo;
  • Bullet-points e conteúdo boa legibilidade;
  • Uso de links internos e externos no seu texto
  • Criação de uma meta-descrição que puxe o leitor

 

5- Mensure os resultados

 

Por fim, tão importante quanto a produção do conteúdo é a mensuração dos resultados, pois é através deles que você vai identificar se a sua comunicação está sendo efetiva e chegando até o público desejado.

 

Para isso, existem vários indicadores, conhecidos como métricas, que podem ser analisados, como taxa de engajamento nas publicações, número de compartilhamentos, entre outros.

 

Dica bônus: constância

 

Um dos grandes segredos da produção de conteúdo é manter a regularidade na frequência de postagem. As redes sociais são impulsionadas pelos algoritmos, e por isso é necessário “lembrar” a eles constantemente que a sua marca existe.

 

Ao postar constantemente, o algoritmo começa a entregar suas publicações para mais pessoas, e as possibilidades de engajamento aumentam. Com isso, a rede social entende que aquele conteúdo está sendo útil e relevante ao público, e continua entregando cada vez mais.

 

Conte com a Lusis para crescer no digital.

 

E aí, gostou da matéria? Se você também quer aplicar o Marketing de Conteúdo à sua estratégia e busca uma agência de comunicação digital especialista no assunto, entre em contato com a gente! 


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Se algum dia você sentiu um incômodo e precisou procurar um profissional da área da saúde ou um local de referência para tratar o problema, a primeira coisa que fez foi pedir indicação a uma pessoa de confiança. Entretanto, com o poder das tecnologias, muitas indicações perderam espaço para as ferramentas digitais. Atualmente, antes de agendar uma consulta com um determinado especialista, muitas pessoas realizam uma pesquisa nas redes sociais para saber mais sobre o profissional ou até mesmo analisar a forma como ele trabalha e divulga seu serviço. Com o mundo cada vez mais conectado, o marketing digital é um grande aliado para conquistar novos pacientes e fidelizar os antigos. Contudo, um único deslize no meio digital pode abalar a credibilidade dos especialistas da área da saúde. Dessa forma, é importante tomar alguns cuidados. Continue a leitura e confira 5 dicas para não bater de frente com as diretrizes éticas. 1- Não poste fotos de pacientes para comprovar resultados Engana-se o especialista da área da saúde que pensa que divulgar o seu trabalho é apenas criar uma conta em uma rede social e começar as postagens sobre seu serviço. Para iniciar essa prática, é preciso estar atento às recomendações do seu conselho sobre a divulgação de material publicitário na internet. Pensando nisso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº 1.974/11 , que contém o Manual de Publicidade Médica . Nesse documento, o órgão afirma que está proibido o uso de fotos que comprovam o resultado de tratamentos, mesmo com a autorização do paciente. Mas não só fotos de “antes e depois” são proibidas: até mesmo tipos de expressões, tais como “o melhor” e “resultado garantido”, são proibidas pelo CFM. Já o Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a Resolução nº 196/2019 , que permite a divulgação de selfie e de imagens relativas ao diagnóstico e ao final do tratamento, desde que o paciente tenha autorizado através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Mas, assim como na resolução do CFM, é proibido o uso de expressões sensacionalistas e de autopromoção. Por isso, é de extrema importância que o profissional fique atento às normas para que não seja punido por desrespeitar as resoluções de seu conselho de classe. 2- Invista em conteúdos relevantes e monitore Atualmente, é muito comum que pacientes pesquisem sintomas de uma doença na internet. Boa parte das pessoas já esteve com a ferramenta de pesquisa aberta para descrever o que estava sentindo, e o primeiro resultado que leu foi algo negativo. A dica para alcançar novos pacientes e se destacar no marketing digital é produzir conteúdos relevantes e estratégicos, tanto no blog quanto nas redes sociais. É importante estabelecer um calendário de datas e até mesmo responder, nas redes sociais, dúvidas frequentes que podem surgir nos consultórios. Em relação ao tema, confira os 5 passos para otimizar o conteúdo do seu blog . De acordo com João Pedrosa, gerente de marketing do Hospital Lifecenter, é preciso ter atenção às imagens e ao título. Para ele, essas são as principais estratégias para atrair um paciente e conseguir prender a pessoa em seu conteúdo. “Hoje em dia as pessoas estão muito mais atentas ao visual. Então você ter uma imagem que chama atenção com um bom título, sem sombra de dúvidas, é a principal estratégia. A imagem e o texto são fundamentais para conseguirmos captar a atenção do nosso leitor”, ressalta João Pedrosa. O conteúdo precisa ser informativo e trazer dados corretos. Além disso, é preciso salientar a todo momento a importância de procurar o seu médico e nunca se automedicar. Segundo a Dra. Mariana Rossette, médica ginecologista e obstetra e coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), é importante esclarecer que o texto é apenas de caráter informativo e não substitui a consulta. “Precisamos tomar muito cuidado para não estimular o paciente a procurar o autotratamento, a automedicação pode acarretar riscos para a saúde. É preciso deixar claro que se trata de um conteúdo de caráter informativo”, diz. Outra forma de crescer no meio digital é estar atento ao monitoramento do site e das redes sociais e observar o que os usuários estão comentando sobre o seu perfil. É de extrema importância interagir com eles e respondê-los da melhor forma possível, colocando-se à disposição para sanar dúvidas e solucionar problemas. 3- Trabalhe apenas com informações validadas A tecnologia proporcionou a facilidade de pesquisar e se informar sobre temas de diversas áreas. Entretanto, por mais que a internet te dê caminhos para escrever textos publicitários sobre variados assuntos, não é possível afirmar que a informação encontrada em buscas na web seja 100% verídica. Portanto, é importante que o profissional que deseja realizar determinada postagem procure a validação de um especialista da área (se não for sobre sua área direta de atuação) para conferir a veracidade da informação. Para isso, é indicado ter domínio dos assuntos a serem publicados para certificar-se de sua correção e coerência. Como dissemos anteriormente, um deslize nas redes pode colocar em xeque a credibilidade do especialista. A Dra. Mariana Rossette pontua que uma dica fundamental para que o especialista não erre na hora de realizar a publicação é estar atento às atualizações sobre o assunto. Pesquisar em locais confiáveis é fundamental, como conselhos de classe e revistas científicas. “Recomendo sempre conferir a última atualização sobre o tema para não postar nada ultrapassado ou incorreto. Ter como diferencial uma informação de boa qualidade, fidedigna e respeitando todos os preceitos do Código de Ética Médica é muito importante. Além disso, não faça marketing a qualquer preço para ganhar seguidores e pacientes”, enfatiza. 4- Preze pela boa experiência do paciente Você já se perguntou por que, ao sair de uma consulta, nunca escutou um “volte sempre”, como ocorre na maioria dos estabelecimentos? Isso acontece porque o profissional da área da saúde não deseja soar agressivo com o paciente e seus acompanhantes, isto é, não deseja que uma pessoa fique doente e tenha que retornar. Para João Pedrosa, o marketing na área da saúde vai além de publicação e engajamento nas redes sociais; ele começa pela experiência do paciente e de seu acompanhante desde a busca pelo local. “É preciso trabalhar a jornada do cliente, desde quando ele procura o hospital até a saída. Depois que ele deixou o estabelecimento, qual a relação dele com a empresa, como está o dia a dia deste paciente? Isso também é importante, não é só a propaganda em si. Não existe propaganda melhor do que a indicação”, destaca. Ainda segundo Pedrosa, a segurança do paciente e de seu acompanhante está se tornando um diferencial na hora de tomar a decisão sobre qual profissional ou instituição a pessoa vai escolher. Por isso, é importante investir em protocolos sanitários. “A pandemia aflorou isso, as pessoas querem estar em um local onde se sentem seguras, um lugar que cumpra as regras de distanciamento, higienização. Vai ficar como uma tendência para o futuro, as pessoas vão escolher os produtos, as empresas que elas consomem também pela segurança que essa empresa oferece. Percebo que isso já tem feito parte da tomada de decisão. Segurança do consumidor, segurança do cliente”, diz. É por essa razão que instituições de saúde, como o Hospital Lifecenter, investem em auditorias constantes, tanto internas como externas, para aferir a qualidade percebida e a segurança proporcionada. 5. Não se esqueça do bom senso Por mais que existam resoluções publicadas por conselhos que proíbem a divulgação de determinadas imagens, é importante usar o bom senso na hora de escolher as fotografias que serão publicadas. Dessa forma, deve ser evitado o conteúdo visual que contém cortes, sangue e outros materiais sensíveis que são habituais para o profissional da saúde, mas chocantes para quem não é da área. Ao publicar esse tipo de imagem, ao invés de atrair um novo paciente ou até mesmo fidelizar um antigo, você pode acabar afastando o usuário e perder o engajamento nas redes. Leia este artigo que lista 4 motivos para começar a investir na sua presença digital. E se precisar de auxílio para começar nessa jornada digital de maneira coerente e segura, entre em contato conosco.
Por Lusis Comunicação e Marketing 23 de dezembro de 2020
O que você vai ver nesse artigo: Objetivos de uma assessoria de imprensa Assessoria de imprensa + marketing digital: entenda 4 resultados orgânicos de uma assessoria aliada ao marketing digital Torne seu produto/serviço uma notícia Melhore o posicionamento orgânico do site Esteja pronto para um gerenciamento de crise Mostre a sua marca para um maior número de pessoas
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