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5 sinais de que está na hora de revitalizar seu site

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Ao contrário do que muitas pessoas pensam, para ter um site com bons resultados na web, é importante saber que ele precisará ser alterado e revitalizado a partir de determinadas circunstâncias.

 

Afinal, as dinâmicas do ambiente digital pedem atualizações constantes de formatos, conteúdos e demais fatores que venham a impactar negativamente os resultados do site da sua marca.

 

Mas, como saber que está na hora de dar um check-up no seu principal cartão de visitas virtual?

Neste artigo, te apresentamos 5 aspectos que mostram que o site precisa ser revitalizado. Confira!

 

A importância do site para a sua presença digital.

 

Quando o assunto é posicionamento de marca no ambiente digital, o site é um dos aspectos mais essenciais para crescer e se destacar na web.


Ele é o cartão de visitas digital da empresa. Nele, você incorpora todas as informações essenciais do negócio, como missão, visão, valores, serviços e produtos, informações de contato e etc.


Sendo assim, independente do porte da sua empresa, ter um site é, hoje, uma solução importante para conquistar novos clientes, ser encontrado pelas plataformas de busca, atingir maior reconhecimento de marca e, sobretudo, estar conectado com as novas demandas do mercado, que vêm focando cada vez mais em estratégias de marketing digital.


Mas, para manter essa estratégia rendendo sempre bons resultados, é preciso avaliar constantemente a usabilidade do site.

 Afinal, ele não pode estar apenas publicado e esquecido; bons sites são atualizados e revitalizados com frequência, visando uma melhor performance e alinhamento às estratégias da marca.

 

E, para te ajudar a avaliar se chegou o momento de dar esse passo e mudar alguns aspectos do seu cartão de visitas da web, aqui vão 5 sinais de alerta.


1.  Seu site não aparece nas buscas do Google


O Google é um dos principais buscadores do mundo, por isso, tem grande potencial de direcionar boa parte do tráfego de usuários da web para o seu site e, assim, aumentar suas taxas de conversões e vendas.


Então, se o seu site não aparece nos resultados de pesquisa populares, isso indica que é necessário revisar o SEO da página, focando, principalmente, na criação de um site otimizado aos mecanismos e de busca das plataformas digitais.


2.  Ele não possui uma versão para o mobile



Segundo uma pesquisa da Agência Brasil, somos o 5º país do mundo em que as pessoas mais fazem uso diário do celular. E esse comportamento indica uma tendência, não só no país, mas também no mundo: o mobile veio para ficar.


Por isso, a sua empresa precisa adaptar o site a esse formato. Afinal, se ele ainda não possui uma versão específica para o mobile, com formato adaptado e que facilite a navegação por todas as páginas, é sinal de que está na hora de fazer uma revitalização.


Assim, você melhora a experiência dos usuários, aumentando as chances de conversão. Além disso, vale ressaltar que, desde 2015, os algoritmos do Google passaram a dar mais visibilidade a sites que são responsivos para acessos via dispositivos móveis.


Ou seja, investir em uma versão mobile também é uma questão importante de SEO, pois, do contrário, os mecanismos do Google podem te penalizar.


3.  O conteúdo está desatualizado


Com o tempo, o seu negócio muda, novos serviços e produtos são ofertados, pode acontecer um reposicionamento de branding, enfim… são diversos os fatores que podem afetar o conteúdo feito inicialmente para o site da sua empresa.


Nesses casos, é importante atualizar essas informações, pensando em manter sua página na web sempre atualizada e alinhada com o momento da sua empresa.


Procure, inclusive, manter a identidade visual também atualizada. Afinal, ela também faz parte do conteúdo que é entregue aos seus consumidores.


Dessa forma, se o guide da sua marca sofreu alterações desde a publicação inicial da página, pode ser importante criar novos layouts para todos os links do site, aplicando a nova identidade visual.


4.  Problemas técnicos que prejudicam a navegação


Um site deve seguir uma série de premissas, inclusive, a de ter um bom funcionamento técnico que permita a melhor navegação do usuário por todas as páginas.


Com isso, vale a atenção a esse aspecto. Afinal, com o tempo, alguns links dentro do site podem quebrar e outras questões técnicas, como erros de página 404, podem prejudicar o funcionamento do site e impactar na performance de SEO e experiência do usuário.


Nesse caso, é primordial realizar os ajustes necessários, a fim de corrigir os problemas do seu principal cartão de visitas digital.


5.  Baixa conversão e pouco tráfego


Se o site não está com bons números de tráfego, ou recebendo muitas visitas, mas sem conversão de vendas e leads, é sinal de que ele precisa ser revitalizado.


Nesse caso, é importante avaliar quais são os fatores que têm levado a esse resultado negativo. Pode ser, por exemplo, algum desses que apontamos neste artigo, ou outros problemas que devem ser analisados junto ao seu time de performance e estratégia.


Assim, o primeiro passo é realizar esse diagnóstico para, então, repensar o site, a fim de otimizá-lo para entregar melhores resultados e, assim, fortalecer a presença digital da sua empresa.


Conte com a Lusis para melhorar a performance do seu site.


Fazemos o site da sua empresa de forma rápida e simples de editar, concedendo autonomia de atualização para a equipe de marketing.

Além disso, primamos pela interface intuitiva e um design atrativo que se adapta em qualquer dispositivo.


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Se algum dia você sentiu um incômodo e precisou procurar um profissional da área da saúde ou um local de referência para tratar o problema, a primeira coisa que fez foi pedir indicação a uma pessoa de confiança. Entretanto, com o poder das tecnologias, muitas indicações perderam espaço para as ferramentas digitais. Atualmente, antes de agendar uma consulta com um determinado especialista, muitas pessoas realizam uma pesquisa nas redes sociais para saber mais sobre o profissional ou até mesmo analisar a forma como ele trabalha e divulga seu serviço. Com o mundo cada vez mais conectado, o marketing digital é um grande aliado para conquistar novos pacientes e fidelizar os antigos. Contudo, um único deslize no meio digital pode abalar a credibilidade dos especialistas da área da saúde. Dessa forma, é importante tomar alguns cuidados. Continue a leitura e confira 5 dicas para não bater de frente com as diretrizes éticas. 1- Não poste fotos de pacientes para comprovar resultados Engana-se o especialista da área da saúde que pensa que divulgar o seu trabalho é apenas criar uma conta em uma rede social e começar as postagens sobre seu serviço. Para iniciar essa prática, é preciso estar atento às recomendações do seu conselho sobre a divulgação de material publicitário na internet. Pensando nisso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº 1.974/11 , que contém o Manual de Publicidade Médica . Nesse documento, o órgão afirma que está proibido o uso de fotos que comprovam o resultado de tratamentos, mesmo com a autorização do paciente. Mas não só fotos de “antes e depois” são proibidas: até mesmo tipos de expressões, tais como “o melhor” e “resultado garantido”, são proibidas pelo CFM. Já o Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a Resolução nº 196/2019 , que permite a divulgação de selfie e de imagens relativas ao diagnóstico e ao final do tratamento, desde que o paciente tenha autorizado através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Mas, assim como na resolução do CFM, é proibido o uso de expressões sensacionalistas e de autopromoção. Por isso, é de extrema importância que o profissional fique atento às normas para que não seja punido por desrespeitar as resoluções de seu conselho de classe. 2- Invista em conteúdos relevantes e monitore Atualmente, é muito comum que pacientes pesquisem sintomas de uma doença na internet. Boa parte das pessoas já esteve com a ferramenta de pesquisa aberta para descrever o que estava sentindo, e o primeiro resultado que leu foi algo negativo. A dica para alcançar novos pacientes e se destacar no marketing digital é produzir conteúdos relevantes e estratégicos, tanto no blog quanto nas redes sociais. É importante estabelecer um calendário de datas e até mesmo responder, nas redes sociais, dúvidas frequentes que podem surgir nos consultórios. Em relação ao tema, confira os 5 passos para otimizar o conteúdo do seu blog . De acordo com João Pedrosa, gerente de marketing do Hospital Lifecenter, é preciso ter atenção às imagens e ao título. Para ele, essas são as principais estratégias para atrair um paciente e conseguir prender a pessoa em seu conteúdo. “Hoje em dia as pessoas estão muito mais atentas ao visual. Então você ter uma imagem que chama atenção com um bom título, sem sombra de dúvidas, é a principal estratégia. A imagem e o texto são fundamentais para conseguirmos captar a atenção do nosso leitor”, ressalta João Pedrosa. O conteúdo precisa ser informativo e trazer dados corretos. Além disso, é preciso salientar a todo momento a importância de procurar o seu médico e nunca se automedicar. Segundo a Dra. Mariana Rossette, médica ginecologista e obstetra e coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), é importante esclarecer que o texto é apenas de caráter informativo e não substitui a consulta. “Precisamos tomar muito cuidado para não estimular o paciente a procurar o autotratamento, a automedicação pode acarretar riscos para a saúde. É preciso deixar claro que se trata de um conteúdo de caráter informativo”, diz. Outra forma de crescer no meio digital é estar atento ao monitoramento do site e das redes sociais e observar o que os usuários estão comentando sobre o seu perfil. É de extrema importância interagir com eles e respondê-los da melhor forma possível, colocando-se à disposição para sanar dúvidas e solucionar problemas. 3- Trabalhe apenas com informações validadas A tecnologia proporcionou a facilidade de pesquisar e se informar sobre temas de diversas áreas. Entretanto, por mais que a internet te dê caminhos para escrever textos publicitários sobre variados assuntos, não é possível afirmar que a informação encontrada em buscas na web seja 100% verídica. Portanto, é importante que o profissional que deseja realizar determinada postagem procure a validação de um especialista da área (se não for sobre sua área direta de atuação) para conferir a veracidade da informação. Para isso, é indicado ter domínio dos assuntos a serem publicados para certificar-se de sua correção e coerência. Como dissemos anteriormente, um deslize nas redes pode colocar em xeque a credibilidade do especialista. A Dra. Mariana Rossette pontua que uma dica fundamental para que o especialista não erre na hora de realizar a publicação é estar atento às atualizações sobre o assunto. Pesquisar em locais confiáveis é fundamental, como conselhos de classe e revistas científicas. “Recomendo sempre conferir a última atualização sobre o tema para não postar nada ultrapassado ou incorreto. Ter como diferencial uma informação de boa qualidade, fidedigna e respeitando todos os preceitos do Código de Ética Médica é muito importante. Além disso, não faça marketing a qualquer preço para ganhar seguidores e pacientes”, enfatiza. 4- Preze pela boa experiência do paciente Você já se perguntou por que, ao sair de uma consulta, nunca escutou um “volte sempre”, como ocorre na maioria dos estabelecimentos? Isso acontece porque o profissional da área da saúde não deseja soar agressivo com o paciente e seus acompanhantes, isto é, não deseja que uma pessoa fique doente e tenha que retornar. Para João Pedrosa, o marketing na área da saúde vai além de publicação e engajamento nas redes sociais; ele começa pela experiência do paciente e de seu acompanhante desde a busca pelo local. “É preciso trabalhar a jornada do cliente, desde quando ele procura o hospital até a saída. Depois que ele deixou o estabelecimento, qual a relação dele com a empresa, como está o dia a dia deste paciente? Isso também é importante, não é só a propaganda em si. Não existe propaganda melhor do que a indicação”, destaca. Ainda segundo Pedrosa, a segurança do paciente e de seu acompanhante está se tornando um diferencial na hora de tomar a decisão sobre qual profissional ou instituição a pessoa vai escolher. Por isso, é importante investir em protocolos sanitários. “A pandemia aflorou isso, as pessoas querem estar em um local onde se sentem seguras, um lugar que cumpra as regras de distanciamento, higienização. Vai ficar como uma tendência para o futuro, as pessoas vão escolher os produtos, as empresas que elas consomem também pela segurança que essa empresa oferece. Percebo que isso já tem feito parte da tomada de decisão. Segurança do consumidor, segurança do cliente”, diz. É por essa razão que instituições de saúde, como o Hospital Lifecenter, investem em auditorias constantes, tanto internas como externas, para aferir a qualidade percebida e a segurança proporcionada. 5. Não se esqueça do bom senso Por mais que existam resoluções publicadas por conselhos que proíbem a divulgação de determinadas imagens, é importante usar o bom senso na hora de escolher as fotografias que serão publicadas. Dessa forma, deve ser evitado o conteúdo visual que contém cortes, sangue e outros materiais sensíveis que são habituais para o profissional da saúde, mas chocantes para quem não é da área. Ao publicar esse tipo de imagem, ao invés de atrair um novo paciente ou até mesmo fidelizar um antigo, você pode acabar afastando o usuário e perder o engajamento nas redes. Leia este artigo que lista 4 motivos para começar a investir na sua presença digital. E se precisar de auxílio para começar nessa jornada digital de maneira coerente e segura, entre em contato conosco.
Por Lusis Comunicação e Marketing 23 de dezembro de 2020
O que você vai ver nesse artigo: Objetivos de uma assessoria de imprensa Assessoria de imprensa + marketing digital: entenda 4 resultados orgânicos de uma assessoria aliada ao marketing digital Torne seu produto/serviço uma notícia Melhore o posicionamento orgânico do site Esteja pronto para um gerenciamento de crise Mostre a sua marca para um maior número de pessoas
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