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Ao contrário do que muitas pessoas pensam, para ter um site com bons resultados na web, é importante saber que ele precisará ser alterado e revitalizado a partir de determinadas circunstâncias.
Afinal, as dinâmicas do ambiente digital pedem atualizações constantes de formatos, conteúdos e demais fatores que venham a impactar negativamente os resultados do site da sua marca.
Mas, como saber que está na hora de dar um check-up no seu principal cartão de visitas virtual?
Neste artigo, te apresentamos 5 aspectos que mostram que o site precisa ser revitalizado. Confira!
Quando o assunto é posicionamento de marca no ambiente digital, o site é um dos aspectos mais essenciais para crescer e se destacar na web.
Ele é o cartão de visitas digital da empresa. Nele, você incorpora todas as informações essenciais do negócio, como missão, visão, valores, serviços e produtos, informações de contato e etc.
Sendo assim, independente do porte da sua empresa, ter um site é, hoje, uma solução importante para conquistar novos clientes, ser encontrado pelas plataformas de busca, atingir maior reconhecimento de marca e, sobretudo, estar conectado com as novas demandas do mercado, que vêm focando cada vez mais em estratégias de marketing digital.
Mas, para manter essa estratégia rendendo sempre bons resultados, é preciso avaliar constantemente a usabilidade do site.
Afinal, ele não pode estar apenas publicado e esquecido; bons sites são atualizados e revitalizados com frequência, visando uma melhor performance e alinhamento às estratégias da marca.
E, para te ajudar a avaliar se chegou o momento de dar esse passo e mudar alguns aspectos do seu cartão de visitas da web, aqui vão 5 sinais de alerta.
O Google é um dos principais buscadores do mundo, por isso, tem grande potencial de direcionar boa parte do tráfego de usuários da web para o seu site e, assim, aumentar suas taxas de conversões e vendas.
Então, se o seu site não aparece nos resultados de pesquisa populares, isso indica que é necessário revisar o SEO da página, focando, principalmente, na criação de um site otimizado aos mecanismos e de busca das plataformas digitais.
Segundo uma pesquisa da Agência Brasil, somos o 5º país do mundo em que as pessoas mais fazem uso diário do celular. E esse comportamento indica uma tendência, não só no país, mas também no mundo: o mobile veio para ficar.
Por isso, a sua empresa precisa adaptar o site a esse formato. Afinal, se ele ainda não possui uma versão específica para o mobile, com formato adaptado e que facilite a navegação por todas as páginas, é sinal de que está na hora de fazer uma revitalização.
Assim, você melhora a experiência dos usuários, aumentando as chances de conversão. Além disso, vale ressaltar que, desde 2015, os algoritmos do Google passaram a dar mais visibilidade a sites que são responsivos para acessos via dispositivos móveis.
Ou seja, investir em uma versão mobile também é uma questão importante de SEO, pois, do contrário, os mecanismos do Google podem te penalizar.
Com o tempo, o seu negócio muda, novos serviços e produtos são ofertados, pode acontecer um reposicionamento de branding, enfim… são diversos os fatores que podem afetar o conteúdo feito inicialmente para o site da sua empresa.
Nesses casos, é importante atualizar essas informações, pensando em manter sua página na web sempre atualizada e alinhada com o momento da sua empresa.
Procure, inclusive, manter a identidade visual também atualizada. Afinal, ela também faz parte do conteúdo que é entregue aos seus consumidores.
Dessa forma, se o guide da sua marca sofreu alterações desde a publicação inicial da página, pode ser importante criar novos layouts para todos os links do site, aplicando a nova identidade visual.
Um site deve seguir uma série de premissas, inclusive, a de ter um bom funcionamento técnico que permita a melhor navegação do usuário por todas as páginas.
Com isso, vale a atenção a esse aspecto. Afinal, com o tempo, alguns links dentro do site podem quebrar e outras questões técnicas, como erros de página 404, podem prejudicar o funcionamento do site e impactar na performance de SEO e experiência do usuário.
Nesse caso, é primordial realizar os ajustes necessários, a fim de corrigir os problemas do seu principal cartão de visitas digital.
Se o site não está com bons números de tráfego, ou recebendo muitas visitas, mas sem conversão de vendas e leads, é sinal de que ele precisa ser revitalizado.
Nesse caso, é importante avaliar quais são os fatores que têm levado a esse resultado negativo. Pode ser, por exemplo, algum desses que apontamos neste artigo, ou outros problemas que devem ser analisados junto ao seu time de performance e estratégia.
Assim, o primeiro passo é realizar esse diagnóstico para, então, repensar o site, a fim de otimizá-lo para entregar melhores resultados e, assim, fortalecer a presença digital da sua empresa.
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