Sensatta logomarca branca

Presença digital: 4 razões para começar a investir nela

Conhecimentos Sensattos você encontra aqui


Se há uns anos o off-line dominava as ações de comunicação, hoje, em um mundo cada vez mais digital, o marketing on-line aparece não só como uma escolha, mas uma necessidade real da grande maioria das empresas.


Nesse contexto, a presença digital se caracteriza pelo modo como um negócio usa os meios digitais para conquistar novos clientes, criar relacionamento, se tornar autoridade, ser encontrado em buscas orgânicas do Google, entre outros objetivos.


E se você ainda tem dúvidas se deve, ou não, começar a investir nessa estratégia para a sua empresa, neste artigo, você confere 4 razões que vão te mostrar a importância de ter uma presença digital nos dias atuais.


Ser digital: é uma escolha ou mesmo necessário? 


Não tem como falar de presença digital sem ressaltar os números do maior buscador do mundo, o Google. Segundo dados do Internet Live Stats , o Google, atualmente, soma mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia; ou seja, são mais de 1,2 trilhão de pesquisas por ano ao redor do mundo.


Por isso, se você ainda não investe na presença digital da sua marca, certamente está perdendo a oportunidade de aparecer para um grande número de pessoas que, no off-line, dificilmente você conseguiria um dia alcançar.


Esse dado nos mostram, sobretudo, que estar presente no digital deixou de ser apenas uma tendência e passou a ser uma necessidade real, não só das empresas, mas de todos os indivíduos em sociedade.


Para se ter uma ideia - quando falamos de presença digital por parte das empresas - segundo dados da pesquisa Ebit|Nielsen , feita em parceria com a Elo, o e-commerce no Brasil cresceu em até 47% só no primeiro semestre deste ano (2020). Isso nos mostra que, cada vez mais, as empresas estão preocupadas em levar o negócio para uma atuação efetiva no espaço on-line.


E não pense que trabalhar uma presença digital se resume a criar um site e um perfil nas principais redes sociais. Não caia nesse erro! É preciso ter uma estratégia bem executada para alcançar os 5 resultados que listamos logo abaixo. Confira!


1- Torne-se uma autoridade no que faz


Com uma presença digital bem trabalhada, a sua marca pode se tornar uma autoridade no que faz diante dos consumidores on-line. Para isso, é preciso ter uma estratégia de conteúdo bem estruturada, que irá posicionar o seu negócio como uma referência no mercado de atuação. Essa autoridade pode ser trabalhada em todas as mídias sociais da marca, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube. 


Uma estratégia muito executada para este objetivo, por exemplo, é o Marketing de Conteúdo, entre tantas outras que podem alavancar a forma como a sua empresa é vista no mercado. E uma coisa é fato: diversas marcas cresceram e aumentaram suas vendas após investir em uma presença digital focada em construção de autoridade.


2- Tenha um site personalizado


Se um potencial cliente decide buscar a sua empresa no Google, o que ele irá encontrar? Se o site não apareceu na sua resposta, está na hora de reavaliar a sua presença digital.


Afinal, ter um site é essencial para um negócio que deseja crescer na web e ampliar a sua audiência. Mas antes de criá-lo, saiba que é muito importante ter um domínio próprio, seguro e que siga boas práticas de UX e SEO.


O seu site deve ser pensado como se fosse a sua loja física principal. Além de todas as informações sobre o negócio, ele deve expressar, de forma atrativa e intuitiva, o que vocês fazem/vendem, os diferenciais da marca e demais informações pertinentes ao consumidor.


3- Aumente suas vendas


Cresça, apareça e venda. Se tivéssemos que resumir um trabalho de comunicação digital com foco em vendas, essas seriam as três palavras-chave.


Uma empresa que não está presente na web e não é encontrada em buscas orgânicas no Google, sem dúvidas, está perdendo clientes e, consequentemente, oportunidades de aumentar seus lucros. Por isso, quanto melhor trabalhada a sua presença digital, mais visibilidade você será capaz de atrair para seus produtos e serviços.


Mas saiba que isso não acontece da noite para o dia; é preciso ter um planejamento detalhado para a comunicação da marca no ambiente digital; definir todas as mídias e plataformas a serem utilizadas, as estratégias de marketing de digital que melhor se aplicam ao negócio, entender o comportamento dos seus clientes, planejar editorias e pautas de conteúdos, enfim, traçar todo o plano de ação até a venda final.


Aqui, no blog, já falamos sobre 10 estratégias de marketing focadas em vendas. Confira e entenda qual poderá te ajudar a alavancar a presença digital da sua empresa.


● E-commerce x marketplace


Esses são dois conceitos importantes para todas as empresas que desejam crescer na web. 


Dependendo do tipo de negócio, você pode incorporar um e-commerce no site da empresa, realizando, assim, vendas on-line por uma plataforma própria. Essa é uma boa aposta para aumentar suas vendas e expandir as possibilidades do negócio para um mercado mais globalizado.


Mas caso avalie que ainda é muito cedo para a sua empresa investir em um e-commerce, uma boa alternativa pode ser o marketplace , que permite que você venda seus produtos em um site de uma marca de maior alcance entre os consumidores.


4- Seja encontrado em múltiplas plataformas


Uma das principais vantagens do on-line é poder transitar entre as múltiplas possibilidades que esse universo oferece. Afinal, ao contrário do off-line que, muitas vezes, possui muitos limites de tempo e espaço, no ambiente online, isso é muito mais aberto e fluido. 


Com isso, a sua marca pode estar presente em múltiplas plataforma, ao mesmo tempo: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter… e, o melhor: atingindo diferentes públicos, com hábitos e desejos de consumo, muitas vezes, diferentes.


Isso porque, ao contrário do que muitos imaginam, cada plataforma digital apresenta públicos e comportamentos que se assemelham, mas que são divergentes. 


Então, ao montar um planejamento estratégico específico para a sua presença nessas redes, além de ganhar mais visibilidade - pois sua marca poderá ser encontrada nos mecanismos de busca dessas plataformas - você ainda tem a oportunidade de alcançar clientes e leads ainda mais diversos.


Não sabe por onde começar? Conheça as soluções da Lusis 


Sabemos que começar um trabalho de presença digital pode ser um desafio, pois demanda um conhecimento especializado sobre as melhores práticas e estratégias de Marketing Digital.


Então, se você deseja começar hoje um planejamento digital estratégico para a sua marca, conte com as soluções de uma agência parceria com expertise em comunicação on-line. Entre em contato conosco. 


5 sinais de que está na hora de revitalizar seu site
Por Lusis Comunicação e Marketing 19 de outubro de 2021
Descubra se está na hora de revitalizar o seu site e alcançar os melhores resultados de conversão digital para o seu negócio.
Atração de audiência: como ter sucesso nessa estratégia
Por Lusis Comunicação e Marketing 4 de outubro de 2021
Descubra dicas valiosas para atrair uma audiência qualificada para o seu negócio e crescer no ambiente digital com uma comunidade engajada.
CRM: o que é e porque a sua empresa precisa de um?
Por Lusis Comunicação e Marketing 8 de setembro de 2021
Nutrição de leads e gestão eficiente do relacionamento com o cliente on-line é um desafio de grande parte das empresas hoje. Mas existe um sistema capaz de otimizar esse processo, o CRM. E é sobre ele que falamos neste artigo.
Conteúdo acessível: 5 dicas valiosas para utilizá-lo na sua marca
Por Lusis Comunicação e Marketing 27 de agosto de 2021
Investir em conteúdo inclusivo, além de ser uma questão de responsabilidade social, também ajuda a sua marca a ranquear melhor organicamente no digital e a ampliar a sua audiência. E, neste artigo, te damos 5 dicas valiosas para começar a aplicá-la hoje mesmo.
Marketing de conteúdo 5 passos para definir sua estratégia
Por Lusis Comunicação e Marketing 6 de agosto de 2021
Como crescer de forma efetiva no digital com marketing de conteúdo Neste artigo, te damos 5 dicas valiosas para montar a sua estratégia e posicionar a sua marca no on-line.
Conteúdo interativo ele aumenta mesmo o engajamento
Por Lusis Comunicação e Marketing 18 de junho de 2021
Um dos grandes desafios atuais para o seu negócio e/ou cliente é se manter interessante, dinâmico e autêntico frente ao seu público.
Automação de marketing o que é e como aplicar no seu negócio
Por Lusis Comunicação e Marketing 6 de maio de 2021
A automação de marketing permite gerenciar a comunicação da sua empresa com os seus clientes de forma mais personalizada e eficiente. Neste artigo, você entende o que é e como aplicar essa automação na sua empresa em 5 passos.
Tendências de busca 5 dicas para definir seus termos-chave
Por Lusis Comunicação e Marketing 30 de abril de 2021
Para se posicionar na primeira página do Google, é preciso realizar um bom trabalho de SEO, além de definir termos-chave que irão ranquear o seu negócio em buscas orgânicas. Neste artigo, você confere 5 dicas simples que vão te ajudar a encontrar os melhores termos para a sua marca.
6 apps que podem ajudar nas suas estratégias de marketing
Por Lusis Comunicação e Marketing 14 de abril de 2021
Atuar com gestão de estratégias de comunicação e marketing digital é um trabalho que exige muita atenção e cuidado. E para facilitar a sua rotina, neste artigo, apresentamos 6 aplicativos que prometem otimizar o seu trabalho e suas estratégias. Confira!
Por Lusis Comunicação e Marketing 3 de março de 2021
Se algum dia você sentiu um incômodo e precisou procurar um profissional da área da saúde ou um local de referência para tratar o problema, a primeira coisa que fez foi pedir indicação a uma pessoa de confiança. Entretanto, com o poder das tecnologias, muitas indicações perderam espaço para as ferramentas digitais. Atualmente, antes de agendar uma consulta com um determinado especialista, muitas pessoas realizam uma pesquisa nas redes sociais para saber mais sobre o profissional ou até mesmo analisar a forma como ele trabalha e divulga seu serviço. Com o mundo cada vez mais conectado, o marketing digital é um grande aliado para conquistar novos pacientes e fidelizar os antigos. Contudo, um único deslize no meio digital pode abalar a credibilidade dos especialistas da área da saúde. Dessa forma, é importante tomar alguns cuidados. Continue a leitura e confira 5 dicas para não bater de frente com as diretrizes éticas. 1- Não poste fotos de pacientes para comprovar resultados Engana-se o especialista da área da saúde que pensa que divulgar o seu trabalho é apenas criar uma conta em uma rede social e começar as postagens sobre seu serviço. Para iniciar essa prática, é preciso estar atento às recomendações do seu conselho sobre a divulgação de material publicitário na internet. Pensando nisso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº 1.974/11 , que contém o Manual de Publicidade Médica . Nesse documento, o órgão afirma que está proibido o uso de fotos que comprovam o resultado de tratamentos, mesmo com a autorização do paciente. Mas não só fotos de “antes e depois” são proibidas: até mesmo tipos de expressões, tais como “o melhor” e “resultado garantido”, são proibidas pelo CFM. Já o Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a Resolução nº 196/2019 , que permite a divulgação de selfie e de imagens relativas ao diagnóstico e ao final do tratamento, desde que o paciente tenha autorizado através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Mas, assim como na resolução do CFM, é proibido o uso de expressões sensacionalistas e de autopromoção. Por isso, é de extrema importância que o profissional fique atento às normas para que não seja punido por desrespeitar as resoluções de seu conselho de classe. 2- Invista em conteúdos relevantes e monitore Atualmente, é muito comum que pacientes pesquisem sintomas de uma doença na internet. Boa parte das pessoas já esteve com a ferramenta de pesquisa aberta para descrever o que estava sentindo, e o primeiro resultado que leu foi algo negativo. A dica para alcançar novos pacientes e se destacar no marketing digital é produzir conteúdos relevantes e estratégicos, tanto no blog quanto nas redes sociais. É importante estabelecer um calendário de datas e até mesmo responder, nas redes sociais, dúvidas frequentes que podem surgir nos consultórios. Em relação ao tema, confira os 5 passos para otimizar o conteúdo do seu blog . De acordo com João Pedrosa, gerente de marketing do Hospital Lifecenter, é preciso ter atenção às imagens e ao título. Para ele, essas são as principais estratégias para atrair um paciente e conseguir prender a pessoa em seu conteúdo. “Hoje em dia as pessoas estão muito mais atentas ao visual. Então você ter uma imagem que chama atenção com um bom título, sem sombra de dúvidas, é a principal estratégia. A imagem e o texto são fundamentais para conseguirmos captar a atenção do nosso leitor”, ressalta João Pedrosa. O conteúdo precisa ser informativo e trazer dados corretos. Além disso, é preciso salientar a todo momento a importância de procurar o seu médico e nunca se automedicar. Segundo a Dra. Mariana Rossette, médica ginecologista e obstetra e coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), é importante esclarecer que o texto é apenas de caráter informativo e não substitui a consulta. “Precisamos tomar muito cuidado para não estimular o paciente a procurar o autotratamento, a automedicação pode acarretar riscos para a saúde. É preciso deixar claro que se trata de um conteúdo de caráter informativo”, diz. Outra forma de crescer no meio digital é estar atento ao monitoramento do site e das redes sociais e observar o que os usuários estão comentando sobre o seu perfil. É de extrema importância interagir com eles e respondê-los da melhor forma possível, colocando-se à disposição para sanar dúvidas e solucionar problemas. 3- Trabalhe apenas com informações validadas A tecnologia proporcionou a facilidade de pesquisar e se informar sobre temas de diversas áreas. Entretanto, por mais que a internet te dê caminhos para escrever textos publicitários sobre variados assuntos, não é possível afirmar que a informação encontrada em buscas na web seja 100% verídica. Portanto, é importante que o profissional que deseja realizar determinada postagem procure a validação de um especialista da área (se não for sobre sua área direta de atuação) para conferir a veracidade da informação. Para isso, é indicado ter domínio dos assuntos a serem publicados para certificar-se de sua correção e coerência. Como dissemos anteriormente, um deslize nas redes pode colocar em xeque a credibilidade do especialista. A Dra. Mariana Rossette pontua que uma dica fundamental para que o especialista não erre na hora de realizar a publicação é estar atento às atualizações sobre o assunto. Pesquisar em locais confiáveis é fundamental, como conselhos de classe e revistas científicas. “Recomendo sempre conferir a última atualização sobre o tema para não postar nada ultrapassado ou incorreto. Ter como diferencial uma informação de boa qualidade, fidedigna e respeitando todos os preceitos do Código de Ética Médica é muito importante. Além disso, não faça marketing a qualquer preço para ganhar seguidores e pacientes”, enfatiza. 4- Preze pela boa experiência do paciente Você já se perguntou por que, ao sair de uma consulta, nunca escutou um “volte sempre”, como ocorre na maioria dos estabelecimentos? Isso acontece porque o profissional da área da saúde não deseja soar agressivo com o paciente e seus acompanhantes, isto é, não deseja que uma pessoa fique doente e tenha que retornar. Para João Pedrosa, o marketing na área da saúde vai além de publicação e engajamento nas redes sociais; ele começa pela experiência do paciente e de seu acompanhante desde a busca pelo local. “É preciso trabalhar a jornada do cliente, desde quando ele procura o hospital até a saída. Depois que ele deixou o estabelecimento, qual a relação dele com a empresa, como está o dia a dia deste paciente? Isso também é importante, não é só a propaganda em si. Não existe propaganda melhor do que a indicação”, destaca. Ainda segundo Pedrosa, a segurança do paciente e de seu acompanhante está se tornando um diferencial na hora de tomar a decisão sobre qual profissional ou instituição a pessoa vai escolher. Por isso, é importante investir em protocolos sanitários. “A pandemia aflorou isso, as pessoas querem estar em um local onde se sentem seguras, um lugar que cumpra as regras de distanciamento, higienização. Vai ficar como uma tendência para o futuro, as pessoas vão escolher os produtos, as empresas que elas consomem também pela segurança que essa empresa oferece. Percebo que isso já tem feito parte da tomada de decisão. Segurança do consumidor, segurança do cliente”, diz. É por essa razão que instituições de saúde, como o Hospital Lifecenter, investem em auditorias constantes, tanto internas como externas, para aferir a qualidade percebida e a segurança proporcionada. 5. Não se esqueça do bom senso Por mais que existam resoluções publicadas por conselhos que proíbem a divulgação de determinadas imagens, é importante usar o bom senso na hora de escolher as fotografias que serão publicadas. Dessa forma, deve ser evitado o conteúdo visual que contém cortes, sangue e outros materiais sensíveis que são habituais para o profissional da saúde, mas chocantes para quem não é da área. Ao publicar esse tipo de imagem, ao invés de atrair um novo paciente ou até mesmo fidelizar um antigo, você pode acabar afastando o usuário e perder o engajamento nas redes. Leia este artigo que lista 4 motivos para começar a investir na sua presença digital. E se precisar de auxílio para começar nessa jornada digital de maneira coerente e segura, entre em contato conosco.
Mais Posts
Share by: