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Se há uns anos o off-line dominava as ações de comunicação, hoje, em um mundo cada vez mais digital, o marketing on-line aparece não só como uma escolha, mas uma necessidade real da grande maioria das empresas.
Nesse contexto, a presença digital se caracteriza pelo modo como um negócio usa os meios digitais para conquistar novos clientes, criar relacionamento, se tornar autoridade, ser encontrado em buscas orgânicas do Google, entre outros objetivos.
E se você ainda tem dúvidas se deve, ou não, começar a investir nessa estratégia para a sua empresa, neste artigo, você confere 4 razões que vão te mostrar a importância de ter uma presença digital nos dias atuais.
Não tem como falar de presença digital sem ressaltar os números do maior buscador do mundo, o Google. Segundo dados do Internet Live Stats , o Google, atualmente, soma mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia; ou seja, são mais de 1,2 trilhão de pesquisas por ano ao redor do mundo.
Por isso, se você ainda não investe na presença digital da sua marca, certamente está perdendo a oportunidade de aparecer para um grande número de pessoas que, no off-line, dificilmente você conseguiria um dia alcançar.
Esse dado nos mostram, sobretudo, que estar presente no digital deixou de ser apenas uma tendência e passou a ser uma necessidade real, não só das empresas, mas de todos os indivíduos em sociedade.
Para se ter uma ideia - quando falamos de presença digital por parte das empresas - segundo dados da pesquisa Ebit|Nielsen , feita em parceria com a Elo, o e-commerce no Brasil cresceu em até 47% só no primeiro semestre deste ano (2020). Isso nos mostra que, cada vez mais, as empresas estão preocupadas em levar o negócio para uma atuação efetiva no espaço on-line.
E não pense que trabalhar uma presença digital se resume a criar um site e um perfil nas principais redes sociais. Não caia nesse erro! É preciso ter uma estratégia bem executada para alcançar os 5 resultados que listamos logo abaixo. Confira!
Com uma presença digital bem trabalhada, a sua marca pode se tornar uma autoridade no que faz diante dos consumidores on-line. Para isso, é preciso ter uma estratégia de conteúdo bem estruturada, que irá posicionar o seu negócio como uma referência no mercado de atuação. Essa autoridade pode ser trabalhada em todas as mídias sociais da marca, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube.
Uma estratégia muito executada para este objetivo, por exemplo, é o Marketing de Conteúdo, entre tantas outras que podem alavancar a forma como a sua empresa é vista no mercado. E uma coisa é fato: diversas marcas cresceram e aumentaram suas vendas após investir em uma presença digital focada em construção de autoridade.
Se um potencial cliente decide buscar a sua empresa no Google, o que ele irá encontrar? Se o site não apareceu na sua resposta, está na hora de reavaliar a sua presença digital.
Afinal, ter um site é essencial para um negócio que deseja crescer na web e ampliar a sua audiência. Mas antes de criá-lo, saiba que é muito importante ter um domínio próprio, seguro e que siga boas práticas de UX e SEO.
O seu site deve ser pensado como se fosse a sua loja física principal. Além de todas as informações sobre o negócio, ele deve expressar, de forma atrativa e intuitiva, o que vocês fazem/vendem, os diferenciais da marca e demais informações pertinentes ao consumidor.
Cresça, apareça e venda. Se tivéssemos que resumir um trabalho de comunicação digital com foco em vendas, essas seriam as três palavras-chave.
Uma empresa que não está presente na web e não é encontrada em buscas orgânicas no Google, sem dúvidas, está perdendo clientes e, consequentemente, oportunidades de aumentar seus lucros. Por isso, quanto melhor trabalhada a sua presença digital, mais visibilidade você será capaz de atrair para seus produtos e serviços.
Mas saiba que isso não acontece da noite para o dia; é preciso ter um planejamento detalhado para a comunicação da marca no ambiente digital; definir todas as mídias e plataformas a serem utilizadas, as estratégias de marketing de digital que melhor se aplicam ao negócio, entender o comportamento dos seus clientes, planejar editorias e pautas de conteúdos, enfim, traçar todo o plano de ação até a venda final.
Aqui, no blog, já falamos sobre 10 estratégias de marketing focadas em vendas. Confira e entenda qual poderá te ajudar a alavancar a presença digital da sua empresa.
● E-commerce x marketplace
Esses são dois conceitos importantes para todas as empresas que desejam crescer na web.
Dependendo do tipo de negócio, você pode incorporar um e-commerce no site da empresa, realizando, assim, vendas on-line por uma plataforma própria. Essa é uma boa aposta para aumentar suas vendas e expandir as possibilidades do negócio para um mercado mais globalizado.
Mas caso avalie que ainda é muito cedo para a sua empresa investir em um e-commerce, uma boa alternativa pode ser o marketplace , que permite que você venda seus produtos em um site de uma marca de maior alcance entre os consumidores.
Uma das principais vantagens do on-line é poder transitar entre as múltiplas possibilidades que esse universo oferece. Afinal, ao contrário do off-line que, muitas vezes, possui muitos limites de tempo e espaço, no ambiente online, isso é muito mais aberto e fluido.
Com isso, a sua marca pode estar presente em múltiplas plataforma, ao mesmo tempo: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter… e, o melhor: atingindo diferentes públicos, com hábitos e desejos de consumo, muitas vezes, diferentes.
Isso porque, ao contrário do que muitos imaginam, cada plataforma digital apresenta públicos e comportamentos que se assemelham, mas que são divergentes.
Então, ao montar um planejamento estratégico específico para a sua presença nessas redes, além de ganhar mais visibilidade - pois sua marca poderá ser encontrada nos mecanismos de busca dessas plataformas - você ainda tem a oportunidade de alcançar clientes e leads ainda mais diversos.
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Sabemos que começar um trabalho de presença digital pode ser um desafio, pois demanda um conhecimento especializado sobre as melhores práticas e estratégias de Marketing Digital.
Então, se você deseja começar hoje um planejamento digital estratégico para a sua marca, conte com as soluções de uma agência parceria com expertise em comunicação on-line. Entre em contato conosco.
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